Antes das 14 dicas matadoras para validar o problema que você está resolvendo, vou responder à 3 perguntas que geralmente respondo à empreendedores que estão começando o processo de validação do problema.

** **

  1. Por que é tão importante entrevistar meus clientes?

** **

No processo de validação do problema, a primeira coisa que você quer descobrir é se o seu cliente acredita que o que você está construindo resolve o problema dele. E para descobrir isso, você deve responder ao longo da entrevista as seguintes perguntas:

  • O cliente sabe que ele tem esse problema?
  • O cliente tem empatia por esse problema? Nosso problema é uma dor para o cliente?
  • Se sim, como eles resolvem esse problema hoje? Essa é a segunda descoberta na validação do problema: como os clientes resolvem esse problema hoje? Descobrindo isso, você vai descobrir quem são seus reais competidores e com quem você terá que disputar a atenção dos seus clientes?

Então, nessa primeira etapa, nós não conversamos com o cliente sobre a solução. Nos limitamos a falar sobre o problema, sobre as dores do cliente e a aprender com ele diferentes formas de resolver esse problema.

** **

  1. Mas por que é tão importante fazer essas entrevistas?

** **

A importância das entrevistas para o processo de validação se resume a 3 pontos:

  • Entrevistas são a melhor forma de entender o perfil do seu cliente. Na verdade, você vai identificar diversos perfis de clientes, como e quanto o problema impacta na vida deles.
  • São também uma oportunidade de engajar seus primeiros clientes. Ao criar uma startup, você estará executando o processo de desenvolvimento do produto e de construção do relacionamento com o cliente em paralelo. Então aqui é o momento para você começar a fazer isso.
  • As entrevistas ajudam a entender o ponto de vista do cliente. E quando você conseguir enxergar o problema pelo ponto de vista do cliente, você estará com todas as ferramentas para construir a melhor solução para ele.

** **

  1. Mas por que entrevistar clientes é tão difícil?

** **

A maioria dos empreendedores que recebemos aqui na 21212 e na 21212 Academy são empreendedores apaixonados pelo problema que estão tentando resolver. Alguns deles sentem a “dor” que esse problema causa no dia a dia e, como dizem por ai: “a dor cega” e quando o empreendedor é vítima dessa cegueira, geralmente ele acha que já sabe tudo sobre o problema e sobre a solução. As entrevistas provam que em 99% dos casos você sabe muito pouco sobre o problema que você está tentando resolver e menos ainda sobre a solução e é isso que torna o ato de entrevistar clientes e defrontar-se com essa verdade algo tão difícil. Encare as entrevistas como um exercício de aprendizado e descoberta. Essa postura vai tornar o processo mais fácil e menos doloroso.

**

Agora que eu já respondi às 3 perguntas, vamos às 14 dicas matadoras para validar o seu problema!**

Faça o download do Artigo Completo: 14 dicas matadoras para validar o problema que você está resolvendo!