Quando você fizer uma apresentação para investidores ou venture capitalists (Startup Pitch Deck), você precisa considerar que eles não têm muito tempo. Eles assistem pitches o dia todo e todos os dias. Por esta razão, é importante manter a sua apresentação interessante e simples.

Seu startup pitch deck não deverá ter mais de 20 slides e deve conter as seguintes informações essenciais:

  1. Capa – Quem é você? Qual é o nome da empresa?

A capa deve ter seu logo, nome da empresa e um slogan. Seu slogan deve ter um caráter representativo da sua empresa e deve ser fácil de lembrar, por exemplo, “Nós somos o Uber para X.” Lembre-se de incluir suas informações de contato, uma vez que você vai enviar esta apresentação por e-mail.

  1. Problema – Qual problema você está resolvendo, e qual é a oportunidade que você está perseguindo?

Você precisa ser capaz de explicar o problema que a sua empresa vai resolver.

  1. Tamanho do mercado – Qual é o tamanho do mercado, e qual é o mercado total?

Este mercado está crescendo? Se sim, quão rápido está crescendo?

  1. Solução – Como você está resolvendo o problema?

Esta é a sua proposição de valor. Ela deve resolver o problema que você mencionou no número 2.

  1. Mostrar uma demonstração do seu produto ou serviço, se for possível.

VCs e anjos amam coisas que eles podem ver e interagir com. Não se esqueça de mostrar-lhes um demo.

  1. Modelo de negócios – Como você ganha dinheiro?

Cada investidor quer obter um retorno sobre seu dinheiro, por isso é importante para dizer-lhes como você pretende gerar receitas. Mostre uma lista dos vários fluxos de receita para o seu modelo e linha do tempo para cada um deles. Você também deve falar sobre o valor da vida de seu cliente (LTV, “customer life time value”) e como você vai mantê-lo contratado.

  1. Concorrência e barreiras de entrada

Cada negócio tem concorrência, mesmo se você acha que você está oferecendo algo novo e único. Liste os seus concorrentes e por que seu produto / serviço é diferente e melhor do que os outros. Se os seus concorrentes têm sido adquiridos, liste os preços de aquisição e quem os adquiriu.

  1. Tração – Quão rápido você está crescendo e em que período de tempo?

Mostrar número de usuários, sua receita, etc. Inclua todos os estudos de caso para mostrar que seu produto tem funcionado para seus clientes atuais.

  1. Aquisição de clientes – Como você planeja obter mais clientes?

Você vai querer mostrar o tamanho do mercado para o seu produto. Isso pode incluir perfis de clientes-alvo, mas esteja preparado para responder a perguntas sobre o custo de aquisição desses clientes. Não saber esta informação é uma bandeira vermelha para os investidores. Se você já tem vendas, você pode falar sobre o seu crescimento e previsão de receita no futuro.

  1. As projeções financeiras
    • Como os usuários e assinantes vão crescer?
    • Mostrar relatórios financeiros, históricos e projeções para o futuro (nível alto).
    • Mostrar projeções financeiras realistas, baseadas nos melhores dados que você tem atualmente (receitas e despesas).
  1. Financiamento
    • Se você já levantou investimento, inclua a quantidade de dinheiro levantado, quem investiu e o que você fez com o dinheiro.
    • Se você ainda não levantou o dinheiro, no entanto, fale sobre o que você tem feito com financiamento mínimo.
    • Se você pessoalmente botou o seu próprio dinheiro, isso é bom. Os investidores gostam de ver os empreendedores que investiram seu próprio dinheiro.
  • Se você está tentando levantar capital, inclua a quantidade dinheiro que você está tentando levantar e como você pretende usar os fundos.
  1. Estratégia de saída ou Benchmarks

Os investidores estão sempre pensando na saída, então tenha uma estratégia e seja capaz de falar sobre isso. Faça uma lista de quaisquer empresas que possam adquirir a sua, incluindo produtos semelhantes que foram adquiridos no passado.

  1. Team – Quem são os principais membros de sua equipe, e por que é que esta equipe é a equipe certa para ter sucesso com essa idéia?

Os investidores não estão apenas colocando dinheiro na sua ideia, eles estão investindo na sua equipe. É importante que os investidores conheçam as pessoas que estão indo tornar o conceito em sucesso. Não se esqueça de incluir o seu background também, e como o seu background se relaciona com a sua nova empresa. Destaque qualquer saída de sucesso da sua equipe. Os investidores gostam de ver que vocês já levaram uma empresa para aquisição.

Se for o caso, destaque que a sua equipe já trabalhou junta no passado ou por um longo período de tempo. Isso mostra que vocês podem e gostam de trabalhar juntos. Se você tiver alguns conselheiros importantes, liste-os, mas certifique-se de que eles sabem que você está usando o nome deles.

  1. Mídia

Coloque isso na parte de trás da apresentação como um anexo. Inclua qualquer imprensa que você recebeu em um slide backup.

Espero que isso tenha ajudado a guiar você na criação da sua apresentação para investidores potenciais. Boa sorte com as negociações!

Abraços,

Addison.