Então você sabe que quer começar uma startup, mas não tem a certeza de que ideia deva seguir. Em vez de pensar em uma ideia para uma startup, é melhor pensar em um problema ou frustração e, em seguida, criar uma solução. É melhor que o problema seja um que você tenha pessoalmente. É melhor ainda se o problema for um que você tenha pessoalmente e que você ache que muitas outras pessoas têm. Você encontrou a galinha dos ovos de ouro se o problema que você tem, e que muitas outras pessoas têm, não está a ser resolvido de forma adequada com os métodos atuais, e você tem a capacidade ou pode obter facilmente as capacidades ou talento para resolver esse problema.

Em uma postagem futura, entrarei no processo de brainstorming, e em como pensar exatamente numa ideia para uma startup. Além disso, falarei como pode chegar a uma posição em que consegue gerar um monte de ideias num curto espaço de tempo e, em seguida, o que deverá fazer com essas ideias assim que tiver criado uma lista. Porém, o segredo é se lembrar no seu dia a dia de que os seres humanos são imperfeitos, e portanto as empresas são imperfeitas.

Se você observar com atenção, tudo tem algum espaço para melhorias. Você tem que treinar a sua mente, olhos e ouvidos para ser capaz de identificar o que pode ser melhorado e, em seguida, reunir forças para deixar de estar à margem desse problema, e melhorá-lo.

A lista que lhe darei a seguir é uma lista de 19 ideias de potenciais negócios que adoraria ver decolarem. Nem todas essas ideias de negócios lhe trarão rentabilidades de bilhões de dólares, mas algumas dariam ótimas startups que poderiam ser de grande valor para um monte de pessoal.

Se você é do tipo de pessoa que quer ter o controle completo sobre a sua empresa, quer gerar um bom rendimento e viver uma vida independente do local em que está, algumas das empresas abaixo poderiam ser adequadas a isso… especialmente se tiverem como alvo um pequeno nicho. Chamamos a essas, empresas de estilo de vida. Outros problemas são demasiado grandes para resolver com recursos “bootstrap”, e certamente você precisará de algum tipo de financiamento (ou seja: 21212 + VC e/ou Angel) para resolver adequadamente o problema.

Você verá que a lista abaixo deriva principalmente das frustrações e problemas que encontro no dia a dia. Se você está dizendo: “Eu estou tão frustrado com X Y Z. Eu estaria disposto a pagar por … “, você provavelmente terá uma ideia de um negócio. Escreva-a! Mantenha uma planilha Excel ou Google Doc com todos os problemas que você enfrenta diariamente, e após um ano, você ficará surpreso com as ideias que você encontrará – ideias que podem salvar tempo, dinheiro ou tornar a vida das pessoas mais fácil.

Devo advertir, não pense que para aplicar para a 21212 você precisa seguir alguma dessas ideias. Esta lista foi feita apenas baseada na minha própria experiência. Os seus problemas serão únicos para você.

 

Faça o download Ebook: 19 Ideias de Startups que gostaríamos de investir