1. O segredo de cada produto está no comportamento do usuário.
produtos
Ao criar a sua startup você deve concentrar seus primeiros esforços em entender o comportamento do usuário. É seu trabalho como fundador de uma startup, um empreendedor, entender como o seu produto é impactado pelo comportamento do usuário (lembrando que este impacto pode ser positivo ou negativo) e vice-versa.
A cada interação do usuário com os seus produtos abrem-se novas oportunidades para você descobrir quais desses “comportamentos” ajudarão você a construir um produto mais interessante e valioso para o grupo de usuários que já demonstraram algum interesse na sua proposta de valor.
2. O comportamento do usuário pode ser manipulado
3883611573_3f2b84a4b5_b
Na verdade não é o comportamento do usuário que pode ser manipulado, mas sim a interação dele com uma parte do seu produto ou uma funcionalidade que você deseja testar. Para isso você pode utilizar diferentes técnicas como: teste A/B, mudança no fluxo de acesso ao seu produto, mudar um banner da home do seu site, enfim existem diversas formas de manipular a interação do usuário.
3. Manipular o comportamento do usuário pode ser bom ou ruim
7365351290_af744cab11_o
“Manipular o comportamento do usuário vale a pena?” A manipulação só é válida se ela ajudar você a validar hipóteses ainda não validadas ou revalidar hipóteses já antes validadas. Manipular pela simples “alegria” de fazer um teste A/B ou porque você quer colocar uma imagem mais bonita na home não traz nenhum valor para o processo de construção do seu produto.
Esses são só alguns segredos sobre o desenvolvimento de um produto. Você tem algum outro segredo para compartilhar?