Aplicativos Free x Retorno Financeiro. Como fazer dinheiro com aplicativos free? Essa é uma dúvida mais comum do que parece. Para respondê-la, devemos entender que na App Store existem dois tipos principais de segmentação de apps sob a perspectiva monetária: os aplicativos pagos e os de graça (free).

Se você pensa em criar um aplicativo, qual dos dois tipos lhe dará um maior retorno?

É de fácil compreensão que os apps de graça recebem muito mais downloads do que os pagos. O truque, nesse caso, é saber como capitalizar em cima desses vários novos usuários. Esse é o diferencial para conseguir alcançar um maior retorno financeiro se comparado aos apps pagos.

Para te ajudar nessa etapa, separei 5 formas de fazer dinheiro com aplicativos free:

  1. Freemium

Isso requer uma segunda versão do seu produto, que é paga. O app de graça terá um link interno que direcionará o usuário para a App Store do celular. O passo seguinte é  o download da versão paga. Dessa forma, seus usuários conseguem baixar a versão de graça para ter uma melhor ideia do que o seu produto oferece. A versão paga, por sua vez, é mais completa, com muito mais funcionalidades.

  1. In-App Purchases

São compras feitas dentro do app. Estratégia muito utilizada em games, onde é possível desbloquear algum item relevante para o jogo (algo geralmente feito uma única vez) ou comprar moedas para uso interno (algo que pode ser feito repetidas vezes, como comprar um pacote de 20 moedas do jogo por R$0,99 , por exemplo). Muitos dos apps que têm maior retorno financeiro são free pois fazem uso pesado dessa estratégia, ganhando milhões de dólares em algo que, em tese, é de graça! Isso requer um produto bom o bastante para que justifique o investimento feito pelo usuário, é claro. Alguns apps ainda permitem o modelo de assinatura, no qual o pagamento será cobrado automaticamente a cada mês em troca de benefícios mensais. Isso é comum em apps de feeds de notícia e similares. Isso pode permitir aos usuários, por exemplo, ter acesso à conteúdo exclusivo para assinantes.

  1. Publicidade

Pode ser uma forma muito eficiente de receita a partir do momento em que você possui bastante tráfego no seu app. As ferramentas mais conhecidas são o iAds (Apple) e o AdMob (Google), que podem ser boas soluções se o seu objetivo for monetizar o app.

  1. CPI (Cost Per Install)

Custo Por Instalação, equivalente ao CPA (Cost Per Acquisition ou Custo Por Aquisição) no web marketing, é o pagamento que você faz por instalação que você consegue. Muito dessa estratégia se vê no formato de pop-up em games e apps, sendo geralmente filtrados através do próprio app que o usuário está utilizando. Exemplos de softwares que disponibilizam essa ferramenta para instalação no seu app são o Playhaven e o Chartboost. A cada instalação do seu app/game, você paga uma determinada taxa para esses terceiros. Essa opção tende a ser mais rentável que a publicidade em si.

  1. Patrocínio

Essa é uma excelente opção por dois simples motivos: recurso disponível de imediato e ganho de credibilidade da marca com o público.

O approach costuma ser:

  • Você entra em contato com a empresa e diz “Tenho esse app, tenho esse plano de resultados e minha proposta de patrocínio para agregar a imagem da sua marca é de X reais.”

OU

  • “Construí esse app há X meses atrás e já tenho 50.000 downloads. Posso atualizar os gráficos com a imagem da sua marca por X reais.”

Pode demorar um pouco para encontrar a parceira certa, uma empresa moderna o suficiente para entender o verdadeiro poder da plataforma mobile a ponto de querer investir na mesma, mas pode funcionar.

A maior vantagem do patrocínio para um app não é necessariamente o dinheiro, mas o seu potencial de marketing. Eles provavelmente têm um site com bom tráfego e forte atuação nas redes sociais e no email marketing (newsletters). Se eles estão patrocinando o seu app, existem fortes chances de que eles estarão contentes em promover o seu app. Isso é muito valioso!

Fonte: http://www.bluecloudsolutions.com/blog/5-ways-free-apps-money/