Olá, tudo bem?

Aposto que a maioria de vocês gastam mais da metade dos seus dias no Facebook, mas o que poucos sabem é como ele pode ajudar, e muito, sua empresa.

O Facebook é uma plataforma conhecida como social mídia mais utilizada no mundo, atualmente são mais de 1,4 bilhões de usuários ao redor do mundo, com isso a publicidade dentro da plataforma vem crescendo bastante nos últimos tempos.

Sites de empresas com fins lucrativos tem suas páginas de divulgação dentro do Facebook e essas páginas e são curtidas e então seguidas pelos então chamados “fãs” dos seus serviços, essas pessoas que seguem teoricamente tem acesso ao que você está comunicando a elas. Até 2014 a maior parte do conteúdo postado por essas páginas era exibido para até 50% dos seus seguidores, mas esse ano tudo mudou, o que já não era muito “justo” agora está cada vez mais difícil.

facebook

Hoje em dia apenas 8% das pessoas que curtem e seguem a sua página no Facebook tem acesso às comunicações que você faz na sua própria linha do tempo. O Facebook fez uma pesquisa com algumas pessoas que estavam usando menos a plataforma, para entender o motivo. Assim feito, foi descoberto que a maioria das pessoas que estavam perdendo o interesse na plataforma, pois a mesma estava mostrando muitos conteúdos com base em publicidade e poucos conteúdos dos amigos que realmente importam. Mediante tais resultados, a administração o site de mídias sociais logo tomou uma atitude bem drástica.

Mesmo as publicidades que são pagas pelas páginas que obtiverem apenas imagens e textos com call-to-action visando unicamente a compra, não serão expostas para os seguidores das paginas, e cada vez menos pessoas visualizarão os posts de uma página na sua linha do tempo.

Para quem ainda pensava em promover seus produtos e serviços de maneira orgânica, ou seja, não pago dentro do Facebook pode começar a desistir, pois as publicações pagas perderam tração, as de graça eu não preciso nem comentar né?

A dica para quem não quer pagar cada publicação dentro do Facebook é criar uma forma de interação com o seu público alvo de maneira que ele comente, curta e principalmente compartilhe seus conteúdos, dessa maneira o Facebook passará a entender que essas pessoas gostam do seu conteúdo, e passará a mostrar esse conteúdo para elas e para pessoas parecidas com ela de graça. Mas mesmo assim, essa dica é uma coisa bem pequenininha perto da publicidade paga dentro do Facebook.

A maneira que a 21212 Academy escolheu foi compartilhando imagens com frases positivas e de incentivo, dessa maneira além de estarmos dialogando diretamente com a dificuldade dos empreendedores, conseguimos curtidas comentários e compartilhamento! Meus amores, acho engraçado quem fala que publicitário vai para o “inferno” vocês aí todos felizes gostando das nossas frases de ajuda no Facebook, e tudo não passa de uma estratégia de interação com o publico né? Mas a vida é assim mesmo, ainda amamos vocês e por ser uma estratégia não tira a veracidade de tudo que escrevemos, nós realmente acreditamos em tais frases.

Para quem não faz ideia do que eu to falando, vou colocar um exemplo aqui:

facebook

Vamos para a parte paga: engana-se quem acha que é só clicar “promover esta publicação” selecionar um país, faixa etária e pronto, seu anuncio será super bem visualizado. Mesmo antes das últimas alterações do Facebook este processo não era tão simples, agora então, piorou.

As pessoas estão cada vez mais expostas a publicidade por todos os lados, e por esse motivo, prestam cada vez menos atenção nas publicidades. As pessoas não procuram por fatos, elas procuram por histórias. São histórias que prendem a atenção da maioria das pessoas. Pensando nisso publicitários devem pensar cada vez mais em contar historias para entreter o seu público do que aqueles textos básicos de “compre aqui” ou “assine agora”. É importante manter em mente que a informação é completamente irrelevante desde que se torne pessoal, por esse motivo o Facebook fez tanto sucesso, foi a primeira plataforma a levar o pessoal tão a sério, criando uma era onde as coisas são cada vez mais “customizadas” e feitas especialmente para você.

O Facebook está mudando a maneira como as pessoas consomem a publicidade, de modo que, hoje em dia o Facebook já tem mais vídeos publicitários publicados do que o próprio YouTube, por ter esse mecanismo de traçar o target através de um “look-a-like” tornando as ações muito mais efetivas.

Muitas pessoas dizem que a coisa mais valiosa do mundo é o “tempo” mas na realidade, é o “tempo das pessoas” então você deve focar em dar a cada pessoa uma historia que interessa a esta pessoa para então converter esta pessoa em um consumidor do seu serviço ou produto. Sim, você tem que contar histórias diferentes para pessoas diferentes, e isso não significa contar mentiras, na realidade é a mesma história vista por diferentes pontos de vista.

Na campanha que a Coca-Cola fez, #AmericaIsBeautiful por exemplo, é o mesmo vídeo para todo mundo, mas para cada pessoa que via esse vídeo na sua linha do tempo, a imagem de capa era diferente. Foi traçado um perfil de cada pessoa que curte a página da Coca-Cola no fazebook, mostrando 4 tipos de capa diferente para cada vídeo, dessa maneira na índia foi mostrado a capa com o rosto de uma mulher dentro dos padrões de lá, nos EUA foi mostrado uma imagem super nacionalista com intuito de dialogar com cada usuário e fazer com que ele se identificasse com a imagem que estava vendo e clicasse para assistir o filme. Uma vez que o texto da publicação do post e a imagem foram levemente alteradas, o número de cliques subiu de maneira absurda, justamente por traçar uma relação com o consumidor.

A formula do sucesso no planejamento da sua campanha no facebook é saber quem você quer atingir. O que é relevante para essa pessoa para que você possa escrever a mensagem certa para a pessoa certa. O Facebook te dá a possibilidade de você atingir a pessoa aonde ela está, no celular, no computador, em casa no trabalho, é necessário saber a maneira correta de enviar a sua publicidade para que a pessoa receba com a melhor das intenções para clicar. E medir os resultados é fundamental para qualquer campanha de marketing.

É possível que você faça um “pacote” de pessoas, com as pessoas que já curtem a sua página, por exemplo, você cria um target customizado para fazer a sua propaganda, lá você consegue segmentar todas as pessoas que já curtiram a sua página, e pedir para que o próprio Facebook faça uma pesquisa de “look-a-like” onde eles vão cruzar dados que ninguém tem informação que tipo de dados são esses, e vão traçar uma quantidade maior de pessoas que são super parecidas com as que já curtem a sua página, dessa maneira a probabilidade dessas pessoas se interessarem pelo seu serviço é super grande, pois são parecidas com quem já curte de fato.

Qualquer tipo de “data base” é que você tenha é possível criar um target personalizado para suas propagandas no Facebook. A mais valiosa de todas é o que chamamos de “home database” que seria o cadastro de todas as pessoas que já se inscreveram no seu site, que já compraram no seu e-commerce, que já se interessaram pelo seu negócio a ponto de fornecer o e-mail ou nome ou telefone para você. Essa informação pode ser jogada no

Facebook e então você cria um público especifico, e então novamente poderá traçar um publico “look-a-like” desse seu público e com certeza terá um grupo de pessoas mais engajados e interessados nos seus produtos e serviços.

facebook

 

Você tem que saber exatamente como que a sua marca se encaixa na linha do tempo de cada uma das suas “audiências”, para então montar a sua estratégia da seguinte maneira:

1- Um proposito da sua marca

2- Uma única campanha segmentada em 3 temas, os temas seriam maneiras de alcançar o mesmo objetivo.

3- Então você começa a pensar nos posts, cada post deverá ser direcionado para um tipo de audiência que você pretende atingir.

Você precisa segmentar quais são suas audiências, descobrir o que cada uma das suas audiências julgam como “relevante” estruturar a sua campanha e criar uma frequência de posts.

Você deve manter outras coisas operacionais em mente também, hoje em dia a maioria das pessoas se conectam através do celular, então tanto a sua campanha quanto o site para que ela vai ser direcionada precisam funcionar muito bem no celular, e a campanha precisa ser leve, facilmente baixada através do celular, principalmente se for no Brasil, onde a tecnologia 4G ainda está no inicio de um bom funcionamento.

Nesse momento você já deve estar pensando, ok, muito legal toda essa historia, mas como eu consigo segmentar tanto essas pessoas? Como eu faço para  dialogar diretamente com cada uma das minhas audiências? Sinceramente? Não é muito fácil. Você vai precisar fazer uma pequena pesquisa para saber quem são as “personas“ do seu negócio, e uma segunda pesquisa para saber quem você pretende atingir. Depois disso, você já vai conseguir fazer os grupos de pessoas que você pretende atingir.

Após isso, você precisa responder algumas perguntas, para você mesmo.:

  • Qual é o seu principal objetivo com essa campanha?
  • Quem você pretende atingir, qual é o seu publico alvo?
  • O que você oferece ao seu público?
  • O que dizer ao seu publico?

Depois que você conseguiu responder essas questões, vem operacional das campanhas.

Quando eu comecei a pensar nisso, logo descobri que tinham 3 personas no negócio que eu pretendia fazer as campanhas, e então as duas ultimas perguntas tem 3 respostas, o que é super normal. Não se assuste caso isso aconteça com você.

O próprio Facebook faz questão de te ensinar como fazer tais campanhas, para isso eles criaram plataformas dentro do próprio Facebook, então eu vou apenas te apresentar a elas, e você conseguirá continuar a partir daí.

O Facebook criou o Facebook Business, para que as pessoas pudessem aprender exatamente como criar uma campanha eficaz para cada objetivo que seu negocio pode vir a ter, dentro dessa plataforma existe também alguns cases de sucesso, é muito legal dar uma olhada com cuidado nesses cases, pois são reais. https://www.facebook.com/business

Dentro dessa plataforma de Business foi criada o Blue Print, que é uma espécie de curso online para você aprender melhor o que pode ser feito com essas informações, lá ele te pergunta quais são seus objetivos com a campanha, te apresenta soluções e depois disso te leva a uma espécie de quis, onde são feitas perguntas e você deve responder.

 

E para segmentar as suas audiências, o Facebook criou o Facebook Power Editor, onde você consegue colocar um pixel dentro do seu site, de maneira que todo mundo que abrir o seu site com a aba do Facebook aberta e fizer qualquer ação dentro do seu site, o Facebook consegue rastrear e mostrar o anuncio do seu negócio para essa pessoa que visitou o seu site, ou então você pode criar audiências com base nos registrados do seu site, e criar uma audiência similar, assim como já foi dito no inicio desse artigo.

Uma coisa que deve ficar bem claro para todos, e que as propagandas devem rodar uma por vez, quando você cria grupos de audiências similares, a probabilidade de haver pessoas repetidas nessas audiências existe, então você estaria gastando dinheiro e impressões com a mesma pessoa, o que é um desperdício de tempo e dinheiro, duas coisas que não temos muito.

Além disso, você cria uma campanha, e três temas para que cada tema fique com uma audiência específica, e essa audiência é escolhida por você.

O que deve ficar claro é que essas audiências devem ser separadas em 3 grupos, A, B e C onde A é o grupo mais selecionado de pessoas, ou seja o menor grupo e o C é o mais amplo deles, ou seja o mais geral de todos. E Então você deve segmentar essas propagandas para esses grupos da melhor maneira e sempre pensando que essas propagandas não devem rodar ao mesmo tempo, quando a propaganda para o grupo A estiver rodando, ela deve rodar sozinha, depois você pausa essa propaganda e roda a B e então pausa para rodar a C.

Se o que estiver sendo dito agora fazer pouco sentido, não se desespere. Consuma o conteúdo dos 3 links que eu te apresentei que tudo ficará bem mais claro.

Desejo a você uma excelente campanha no Facebook e caso ainda tenha alguma dúvida procure por facebook.com/business que lá tem muito mais informaçoes.

Para ficar melhor o entendimento, preparamos um infográfico para vocês.

facebook

Beijos.