… também faça negócios!

Na coluna semanal “Confissões de um Acelerador”, Frederico Lacerda, co-fundador da 21212 e responsável pela seleção e operação do programa de aceleração da 21212, compartilha lições aprendidas durante o seu dia a dia junto às startups.

É comum ver grupos de Facebook, fóruns na internet e encontros marcados entre empreendedores digitais no Brasil. Estou certo de que existe algum valor em se encontrar (no mundo físico ou virtual) para trocar experiências, mas essas relações não deveriam parar por aí!

Posso afirmar com convicção que os empreendedores no Brasil não exploram ao máximo o potencial do networking com outros colegas empreendedores, especialmente quando se trata de fazer negócios. Falo isso com a certeza de quem já acelerou mais de 40 startups e viu pouquíssimas situações em que isso tenha acontecido de forma diferente.

Na semana passada, as startups Configr e SmartCoin, ambas atualmente aceleradas pela 21212, estreitaram a sua relação um pouco além da troca de lições aprendidas. Antes de qualquer coisa, veja o que as duas empresas fazem:

  •  A Configr ajuda donos de websites a configurar e gerenciar questões técnicas como hospedagem, email, domínio, segurança e monitoramento de performance de forma simples e automatizada, permitindo que os clientes possam se preocupar apenas com o seu negócio.
  •  A SmartCoin tem como objetivo permitir a qualquer um que venda online proporcionar a melhor experiência em pagamentos web e mobile aos seus clientes. Para isso, ela desenvolveu uma ferramenta de fácil implementação, que aumenta a conversão nas transações e garante mais segurança contra fraudes.

Apesar de terem produtos bem diferentes, as duas empresas buscam algo em comum: permitir aos seus clientes que o seu tempo seja investido nos seus negócios, não no gerenciamento de ferramentas utilizadas para entregar este valor. E foi por isso que os empreendedores decidiram unir forças para melhorar ainda mais a experiência dos seus clientes.

O QUE ELES FIZERAM: Hoje, qualquer website criado dentro da Configr com a configuração de e-commerce tem a SmartCoin configurada automaticamente como ferramenta de pagamento online. Dessa forma, a Configr ajuda os seus clientes donos de e-commerce a simplificarem ainda mais o processo de criação do negócio, já que também não precisarão se preocupar com o meio de pagamento utilizado.

O que a Configr e a SmartCoin fizeram foi algo que todo empreendedor deveria fazer: pensar em como podemos melhorar ainda mais a experiência do nosso cliente, mesmo que seja através da ferramenta de outra empresa. Ambas as startups oferecem como promessa a tranquilidade em relação a alguma atividade-meio (no caso, o gerenciamento do website e o pagamento online); portanto, nada mais natural do que se juntarem para permitir aos clientes ganhar ainda mais tempo e, dessa forma, aumentar a sua chance de crescer como negócios. Ao passo em que crescem, os clientes da Configr e da SmartCoin podem fazer com que elas cresçam junto.

No post de hoje, vimos o desenvolvimento de um modelo de parceria entre startups diferentes baseado em win-win. E você, como pode seguir este exemplo com startups da sua rede? Como a sua empresa pode estabelecer parcerias que permitam desenvolver melhor o seu cliente?

Criamos uma categoria no fórum da 21212 Academy para começarmos uma discussão sobre essa coluna semanal, não deixe de participar.