Oi, tudo bem pessoal?

Nós da 21212 Academy acreditamos que compartilhar experiências e conhecimento é fundamental entre empreendedores ou com você que ainda não é empreendedor mas sonha em ter seu próprio negócio, e ainda não sabe como tirar sua ideia do papel.

A 21212 Academy sabe que no estágio inicial de uma startup, o empreendedor enfrenta muitos desafios e, às vezes, acredita ser o único a passar por isso, quando na verdade grandes empreendedores também viveram as mesmas dificuldades em suas trajetórias, desde a fundação de suas empresas.

Os livros são uma fonte de conhecimento importantíssima para o empreendedor, porém há uma infinidade de livros sobre os mais diversos temas. E aí fica a dúvida, qual é o mais indicado para te ajudar a validar seu negócio?

Por isso nós resolvemos conversar com o nosso time, formado por empreendedores e profissionais de diversas áreas que enfrentaram muitos desafios em suas jornadas, mas conseguiram atingir o sucesso. Perguntamos a eles quais livros lhe ajudaram durante esse processo e de que forma, e quais títulos são leitura obrigatória para o empreendedor de agora.

Listamos todas essas dicas aqui para que você entenda um pouco mais sobre cada área de negócios, afinal sua startup pode ser sobre tecnologia, mas você vai precisar entender sobre gerenciamento financeiro, entre outras áreas para gerir sua empresa.

Dividimos essas dicas em dois posts e hoje você vai conferir a primeira parte com grandes nomes do empreendedorismo da 21212. Esperamos que você goste e aproveite ao máximo todas as informações e observações feitas por eles, e que elas te ajudem a ser um futuro empreendedor de sucesso. #ficaadica

 

**Marcelo Sales

** Business Development

Marcelo é um dos maiores empreendedores do país e sócio-fundador da 21212. Ganhou diversos prêmios de empreendedorismo pela Endeavor. Especializado em inovação, ele tem experiência nos mercados da China, África, Europa e Estados Unidos. Está diretamente envolvido com numerosas iniciativas relacionadas com o desenvolvimento, e tem contribuído para o crescimento do número de diversas conferências no Brasil e nos Estados Unidos.

Formado em Engenharia da Computação pela PUC-Rio, Marcelo foi um dos fundadores da atual Movile. Ele é responsável pela criação de produtos e novos negócios que excederam mais de 10 bilhões de mensagens SMS e mais de 70 milhões de usuários. Em 2008, Marcelo participou do processo de obtenção de investimentos e consolidação do mercado, o que o levou à entrada no grupo Naspers MIH internacional.

 

**Zero to OneZero to One

** Peter Thiel

Se você quer construir um futuro melhor, você deve acreditar em segredos.

O grande segredo do nosso tempo é que ainda existem fronteiras desconhecidas para explorar e novas invenções para criar. Em Zero to One, o empresário e lendário investidor Peter Thiel, mostra como podemos encontrar formas singulares de criar coisas novas.

Thiel começa com a premissa contrária de que vivemos em uma época de estagnação tecnológica, mesmo quando estamos muito distraídos por dispositivos móveis brilhantes para notar. A tecnologia da informação tem melhorado rapidamente, mas não há nenhuma razão para que o progresso deva ser limitado a computadores ou Silicon Valley. O progresso pode ser alcançado em qualquer indústria ou área de negócio. Ele vem da habilidade mais importante que cada líder deve dominar: aprender a pensar por si mesmo.

Fazendo o que alguém já sabe como fazer leva o mundo a partir de 1 a n, adicionando mais de algo familiar. Mas quando você faz algo novo, você vai de 0 a 1. O próximo Bill Gates não vai construir um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não vai fazer um motor de busca. Campeões do amanhã não vão ganhar competindo impiedosamente no mercado de hoje. Eles vão escapar por completo da concorrência, porque as suas empresas serão únicas.

Zero to One apresenta ao mesmo tempo uma visão otimista do futuro do progresso na América e uma nova maneira de pensar sobre a inovação: começa por aprender a fazer as perguntas que levam você a encontrar o valor em lugares inesperados.

Compre aqui.

**Sonho GrandeSonho Grande

** Cristiano Correa

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.

Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes.

A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais, tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.

Sonho Grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do Banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

Compre aqui.

**

A Estratégia do Oceano AzulEstratégia do Oceano Azul

** W Chan Kim e Renneé Mauborgne

O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho).

Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

Compre aqui.

**The Lean StartupThe Lean Startup

** Eric Ries

A maioria das startups falham. Mas muitas dessas falhas são evitáveis. O Lean Startup é uma nova abordagem que está sendo adotado em todo o mundo, mudando a forma como as empresas são construídas e novos produtos são lançados.

Eric Ries define uma startup como uma organização dedicada a criar algo novo em condições de extrema incerteza. Isto é tão verdadeiro, tanto para uma pessoa em uma garagem, quanto para um grupo de profissionais experientes em uma sala de reuniões. O que eles têm em comum é uma missão de penetrar na névoa de incerteza para descobrir um caminho de sucesso para um negócio sustentável.

A abordagem Lean Startup fomenta empresas que são mais eficientes em termos de capital e onde a criatividade humana alavanca os negócios de forma mais eficaz. Inspirado por lições de manufatura lean, ele se baseia em “aprendizados validados”, experimentação científica rápida, bem como uma série de práticas que encurtam os ciclos de desenvolvimento de produtos, medem o progresso real sem recorrer a métricas de vaidade, e aprendem o que os clientes realmente querem. Ele permite que uma empresa mude de direção com agilidade, alterando planos de polegada por polegada, minuto a minuto.

Ao invés de perder tempo criando planos de negócios elaborados, The Lean Startup oferece aos empreendedores – em empresas de todos os tamanhos – uma forma de testar a sua visão de forma contínua, para adaptar e ajustar antes que seja tarde demais. Ries fornece uma abordagem científica para criação e gerenciamento de startups de sucesso em uma época em que as empresas precisam inovar mais do que nunca.

Compre aqui.

**Venture DealsVenture Deals: Be Smarter Than Your Lawyer and Venture Capitalist

** Brad Feld e Jason Mendelson

À medida que cada nova geração de empreendedores surge, há um interesse renovado na forma como ofertas de capital de risco vêm juntos. No entanto, há pouca informação confiável focada em negócios de capital de risco. Ninguém entende disso melhor do que os autores Brad Feld e Jason Mendelson. Por mais de vinte anos, eles estiveram envolvidos em centenas de financiamentos de capital de risco, e agora, com a segunda edição do Venture Deals, eles continuam a partilhar as suas experiências neste campo com você.

Atraente e informativo, este recurso confiável descreve habilmente os elementos essenciais do termo de compromisso de capital de risco – de termos relacionados à economia para termos relacionados ao controle. Ele se esforça para dar uma visão equilibrada dos termos particulares, juntamente com as estratégias para chegar a um acordo justo. Além de examinar as porcas e parafusos do termo de compromisso, o livro também apresenta os vários participantes no processo de captação de recursos e discute como funciona.

  • Totalmente atualizado para refletir as complexidades de startups e empreendedorismo no ambiente econômico dinâmico de hoje;
  • Oferece informações valiosas sobre a estrutura do negócio de capital de risco e estratégias;
  • Traz um nível de transparência a um processo que é raramente bem compreendido.

Se você é um empreendedor experiente ou aspirante, capitalista de risco, ou advogado que participa destes tipos particulares de negócios, você vai se beneficiar das ideias encontradas em todo este novo livro.

Compre aqui.

**O Monge e o ExecutivoO Monge e o Executivo

** James C. Hunter

Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.

Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história, criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável, os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

Compre aqui.

**Pai Rico Pai PobrePai Rico pai Pobre

** Robert Toru Kiyosaki

O objetivo deste livro é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, frequentemente recorremos à fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais.

Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais o fará.

Compre aqui.

**The Hard Thing About Hard ThingsThe Hard Thing About Hard Things

** Ben Horowitz

Ben Horowitz, co-fundador da Andreessen Horowitz e um dos empresários mais respeitados e experientes do Vale do Silício, oferece conselhos essenciais na construção e gestão de uma startup, com uma sabedoria prática, voltada para o gerenciamento dos problemas mais difíceis que a escola de negócios não te ensina, baseado em seu popular blog.

Enquanto muitas pessoas falam sobre o quão grande é para iniciar um negócio, muito poucos são honestos sobre o quão difícil é para executar um. Ben Horowitz analisa os problemas que os líderes enfrentam a cada dia, compartilhando os insights que ele teve em desenvolvimento, gestão, venda, compra, investimento e supervisionamento de empresas de tecnologia.

Um fanático rap, ele amplifica lições de negócios com letras de suas canções favoritas, falando diretamente sobre tudo, desde como despedir amigos e lidar com a concorrentes, cultivando e mantendo a mentalidade de CEO para saber o momento certo de ganhar dinheiro.

Preenchido com seu humor de marca registrada e seu “papo reto”, The Hard Thing About Hard Things é de valor inestimável para os empresários veteranos, bem como para aqueles que aspiram a seus próprios empreendimentos, desenhados a partir de experiências pessoais e muitas vezes humilhantes de Horowitz.

Compre aqui.

**FreeFree

** Chris Anderson

A economia online oferece desafios para as empresas tradicionais, bem como oportunidades incríveis. Chris Anderson faz o caso convincente de que em muitas instâncias, as empresas podem ter mais sucesso liberando parte de seu produto ou conteúdo, do que cobrando absolutamente tudo. Conhecido como “Freemium”, esta combinação de livre e pago está emergindo como um dos mais poderosos modelos de negócios digitais. Em Free, Chris Anderson explora esta ideia radical para a nova economia global e demonstra como ela pode ser aproveitada em benefício dos consumidores e das empresas. No século XXI, Free é mais do que apenas um chamariz promocional: é uma estratégia de negócios essencial para o futuro sucesso de uma empresa.

Compre aqui.

**Entrepreneurial DNAEntrepreneurial DNA

** Joe Abraham

Durante séculos, os empresários foram colocados em uma caixa. Na verdade, a mentalidade comum tem sido: “Se ele trabalhou para um empreendedor, ele irá trabalhar para cada empreendedor. Afinal de contas, os empresários são todos iguais.”

Mas todos os empresários são realmente iguais? Claro, podemos intuitivamente deduzir que nem todo mundo é um “Richard Branson” ou um “Donald Trump”, e nem todo mundo inova como o falecido Steve Jobs, mas há mais do que o olho pode ver?

Entrepreneurial DNA prova que há implicações massivas para a forma como cada indivíduo é ligado a um empreendedor. Ele destrói a noção arcaica de one-size-fits-all e permite que cada leitor descubra o seu DNA original. O livro oferece estratégia em áreas críticas de negócios – personalizado ao seu DNA:

  • Encontrando, habilitando e liderando pessoas que complementam suas forças e fraquezas;
  • Onde as pessoas com o seu DNA encontram capital de fonte mais fácil;
  • A diferença dramática entre os planos de marketing para cada DNA (e como isso pode ser frustrante se for implementado errado);
  • Que modelos de negócio irão servir para você – e quais não vão.

Outros temas personalizados para o seu DNA incluem uma visão sobre:

  • Redes e alianças;
  • Seleção de fornecedores;
  • Desenvolvimento de liderança;
  • Estratégia de saída.

Em um mercado cheio de livros e gurus promovendo o one-size-fits-all de forma absurda, Entrepreneurial DNA te dá uma visão clara e te mostra estratégias que irão funcionar especificamente para você.

Compre aqui.

 

**Ben Crosland

** Product

 

**Como Fazer Amigos e Influenciar PessoasComo Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

** Dale Carnegie

Como fazer amigos e influenciar pessoas é um guia sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Carnegie busca fornecer, de maneira direta, técnicas e métodos para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

Ben diz que aprendeu muito nesse livro e a importancia não é o que você sabe, mas é quem você conhece.

Compre aqui.

 

 

**Rafael Duton

** Program Methodology

Duton é responsável por encontrar e treinar empreendedores no programa de aceleração. Depois de quase 15 anos relacionados com o empreendedorismo, entre empresas e ensino, ele agora está trabalhando duro para encontrar melhores maneiras de ajudar novos empresários a voar alto! Ele está à frente da metodologia Business Model Generation no programa da 21212. Paixões: futebol (não joga mais) e Futevôlei na praia de Ipanema (treinando duro!).

 

**O Dilema da InovaçãoO Dilema da Inovação

** Laura Prades Veiga

Uma das maiores autoridades em inovação em todo o mundo, este livro assume a posição radical de que grandes empresas fracassam exatamente porque fazem tudo certo. Ele demonstra por que boas empresas, mesmo mantendo sua antena competitiva ligada, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, perderam sua liderança no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas de ruptura e incrementais na estrutura do mercado. E conta como evitar um destino semelhante. Usando as lições de sucesso e fracasso de companhias líderes, O Dilema da Inovação apresenta um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação de ruptura/incremental. Estes princípios ajudarão os administradores a determinar quando não é hora de ouvir os clientes, quando investir no desenvolvimento de produtos com menor desempenho que prometem margens menores e quando buscar mercados menores às custas daqueles aparentemente maiores e mais lucrativos.

Muitas empresas – sejam de bens de consumo ou serviço, tecnologia de ponta ou não, ou competidores que atuam em ambientes corporativos de mudanças rápidas ou de evolução lenta – enfrentam agora o dilema da inovação. Manter-se próximo do cliente é imprescindível para o sucesso, mas o crescimento e o lucro de longo prazo frequentemente dependem de uma fórmula de gestão muito diferente. Este livro ajudará os administradores a antever as mudanças com que poderão se deparar e como responder para alcançar o sucesso.

Segundo Duton, o livro mostra um novo paradigma, para que tanto grandes quanto pequenas empresas consigam inovar.

Compre aqui.

**Crossing the ChasmCrossing the Chasm

** Geoffrey A. Moore

A bíblia que trouxe produtos de ponta para mercados maiores – agora revisado e atualizado com novos insights sobre as realidades do marketing de alta tecnologia.

Em Crossing the Chasm, Geoffrey A. Moore mostra que no ciclo de adoção de tecnologia de vida – que começa com os inovadores e move-se para early adopters, maioria precoce, maioria tardia e retardatários – existe um vasto abismo entre os primeiros a adotar e a maioria inicial. Enquanto early adopters estão dispostos a se sacrificar pela vantagem de estar em primeiro lugar, a maioria precoce espera até que eles saibam se a tecnologia realmente oferece melhorias na produtividade. O desafio para os inovadores e os comerciantes é estreitar esse abismo e, finalmente, acelerar a adoção através de cada segmento.

Esta edição traz uma obra clássica de Moore, atualizado com dezenas de novos exemplos de sucessos e fracassos, novas estratégias de comercialização no mundo digital, e a maioria dos insights e resultados atuais de Moore. Ele também inclui dois novos apêndices, o primeiro ligando as ideias em Crossing the Chasm para trabalhar posteriormente, conforme publicado em seu outro livro Inside the Tornado, e o segundo apresentando seu recente trabalho inovador para os modelos de adoção de tecnologia para os mercados de consumo de alta tecnologia.

Para Duton, Crossing the Chasm, mostra a dificuldade de se criar produtos que atendam a um grande mercado.

Compre aqui.

Duton também indica A Estratégia do Oceano Azul, segundo ele é uma ótima ferramenta para definição de proposta de valor.