Bio do convidado: Gustavo Loureiro

Profissional com mais de dez anos de experiência na área de Marketing Digital, gerente de e-commerce da Gráfica Online, Loja Gráfica Eskenazi e Mentor da 21212. Expertise: Digital Marketing, SEO, AdWords, Email Marketing, Social Media, Social CRM.

Olá Amigos empreendedores,

Esse é o primeiro de muitos artigos que pretendo escrever com o objetivo de ajudar profissionais e empresários que estejam tocando suas respectivas empresas e que adorariam usar o marketing em seu favor.

Acho que a primeira pergunta que devo responder é: Marketing digital não é tudo igual? Por que marketing digital para startups? Marketing digital é Marketing digital, mas quando falamos de uma startup, falamos de um negócio que está nascendo ainda. Muitas vezes é só uma ideia, as vezes já saiu do papel, mas ainda não existem clientes; ou até mesmo já existam clientes, mas uma empresa quer sempre crescer mais rápido do que está crescendo e sair definitivamente do tão temido vale da morte. Sendo assim, essa coletânea de textos vai tentar ajudar os donos de startups que desejam sobreviver ao vale da morte, e mostrar como eles podem usar estratégias e ações táticas no ambiente para fazer isso.

A primeira coisa importante que deve-se ter em mente é que mesmo que você tenha um bom acervo relacionado a marketing digital, SEO, Adwords ou Social Media; se está criando algo realmente inovador (e muitas vezes quando está tocando um projeto de startup essa é a proposta inicial), entenda que por ser inovador, seu público muitas vezes não vai conhecer seu negócio, você não terá concorrentes diretos e por essas e outras razões, seu know how em marketing digital será colocado a prova.

Vou dar um exemplo para tentar ser mais claro:

Por mais que você venha a trabalhar com marketing digital em uma loja virtual semelhante a grandes players como Submarino, Lojas Americanas, entre outros, se decidir atuar com marketing digital em um ecommerce de moda, um ecommerce para livros, ou até mesmo cosméticos, seu público muda, o comportamento de compra muda e as estratégias e ações de marketing devem mudar. Por isso, muitas vezes fazer copycat de projetos gringos não funciona. Recentemente acompanhei de perto uma empresa de ecommerce que fez “copycat” de um líder no mercado americano em seu segmento. O site era uma cópia fiel, os disparos de e-mail também, só esqueceram que o público aqui no Brasil tem um comportamento de compra diferente, ou melhor, muito diferente do comportamento de compra do americano. Conclusão, a empresa brasileira que fez o copycat chegou a ter um andar inteiro de escritório e mais de 50 funcionários, mas hoje está tentando sobreviver, sem nunca ter saído do vale da morte. Você pode até trazer algo bacana lá de fora, mas estudar seu público aqui e adaptar-se para suas respectivas necessidades é fundamental.

Voltando ao marketing digital para startups, em alguns momentos vou usar cases, outros vou fazer análises e ainda vou contar experiências de empresas fracassadas. Sim, é sempre bom aprender com fracassos, assim você evitará tomar decisões que já falharam no passado com outras empresas. A cada post, vou usar uma das diversas possibilidades em marketing digital e aplicar a um segmento de mercado. Além disso, tentarei mostrar formas, exemplos de estratégias e ações táticas com baixo ou nenhum custo. O fator dinheiro também foi decisivo para escrever sobre marketing digital para startups. Fazer um negócio bem sucedido com muita grana é fácil, eu quero ver fazer um negócio bem sucedido com pouca ou nenhuma verba inicial. Aqui sim a gente separa “homens” de “meninos”.

Eu tenho colaborado como mentor da 21212 desde o primeiro programa de aceleração e não só ajudei muitas empresas como também aprendi muito vendo, porque umas estão bem e cada vez mais se destacando e outras simplesmente sumiram da noite para o dia.

Entenda que se fosse simples fazer um negócio ser bem-sucedido, todo mundo estava empreendendo e já estaria milionário. A porta é estreita para os “bem aventurados” que desejam ter um espaço no hall da fama de startups que deram certo e que ganham destaque no cenário nacional. Prepotência, arrogância e falta de foco só engordam a sua startup e deixam cada vez mais complicado atravessar essa porta. A proposta inicial era fazer apenas uma apresentação / teaser, mas no próximo texto vou falar de SEO para startups e sua importância.

Enjoy,
Gustavo Loureiro

Gerente de e-commerce da Gráfica OnlineLoja Gráfica Eskenazi e Mentor da 21212