No início de uma startup, quando você ainda está trabalhando no canvas e fazendo as primeiras entrevistas de validação, qual foi a maior dúvida que você teve?</p>

A minha dúvida foi geralmente a mesma e acho que ainda será a mesma por um bom tempo. Como saber que essa validação é válida? Junto com essa dúvida, acabam vindo outras como: será que eu estou usando as métricas certas para validação? Será que a minha hipótese foi corretamente definida?
E quando começam à surgir os primeiros resultados, você fica animado, mas ao mesmo tempo não sabe se o que você conquistou até o momento é muito ou é pouco.

Essas dúvidas são comuns à muitos empreendedores. E somente a experiência e a prática podem te ajudar a resolver essas dúvidas. A experiência nem sempre precisa ser sua, por isso, se você está no meio desse processo e com muitas dúvidas (o que é bom), converse com outros empreendedores.

Hoje quero dar um exemplo de como resolvi as primeiras dúvidas que surgiram durante o processo de validação do problema que gerou o que hoje chamamos de 21212 Academy. Para quem ainda não sabe o problema é: muitas pessoas possuem ideias, mas elas não sabem como começar a criar uma empresa a partir desta ideia. E por isso, muitas ideias morrem e muitas empresas deixam de existir.

Nós seguimos o mesmo processo que indicamos para vocês, criamos o canvas e fomos para rua validar o problema com possíveis clientes. Fizemos muitas entrevistas e chegamos as primeira versão do nosso MVP. Quem lembra dos primeiros workshops realizados na 21212?

Depois veio a primeira landing page. A segunda landing page e a primeira versão da plataforma. Para cada etapa dessa nós acompanhamos alguns números que nos ajudaram a entender quais partes do canvas já estão validadas e/ou quais partes estão invalidadas.

No Lean Canvas já existe uma área específica para métricas, mas para cada uma delas existem métricas que permitem que você acompanhe o processo de validação e visualize o que está validado ou não. Olhe a tabela abaixo, ela possui uma sugestão de métricas que você deve acompanhar em cada parte do seu canvas.

Lean canvas e Métricas

Nem todas as métricas acima se aplicam à 21212 Academy ou ao seu negócio, mas já é possível ter uma ideia do que medir a cada processo de validação. Além da tabela acima, estou compartilhando com vocês uma planilha que ajudará você a medir os resultados nos dois primeiros processos de validação : problema e solução.

IMPORTANTE: Essas métricas podem mudar de acordo com o tipo de startup que você está criando e com o estágio em que a startup se encontra. Cada empreendedor deve interpretar os resultados de acordo com as metas da própria startup.

Se tiver qualquer dúvida sobre a planilha, publique sua dúvida no fórum e eu responderei por lá.

Faça o download do Planilha Lean Canvas e Métricas Relevantes