O que é um roadmap de produto?

Um roadmap de produto é uma ferramenta poderosa para descrever como será o produto a cada período de sua evolução, para alinhar as partes interessadas (time, mentores, investidores) no que diz respeito a qual será esse processo de evolução e quais variáveis envolvem esse processo, além de mensurar um orçamento para o produto.

Por que você precisa de um roadmap de produto?

Você primeiro colocou sua ideia no papel, depois você iniciou seu processo de validação e, agora que você já conversou com um número substancial de pessoas (pelo menos 100 pessoas), você já se sente seguro para construir a primeira versão do seu MVP. Mas o que construir primeiro? Como organizar todas as ideias, funcionalidades, entregas e variáveis em um único lugar? Bom, se esse é o seu desafio no momento, leia o texto até o final, porque é disso que falarei hoje.

De uma forma muito simples, o roadmap de produto ajuda você a organizar e traçar uma trajetória para o seu produto com base em objetivos e metas que você traçou e, principalmente, levando em consideração as hipóteses que você deseja validar. Mas, como tudo na vida, um roadmap de produto funciona melhor se feito com equilíbrio. Se você tentar ser extremamente detalhista ou muito superficial no preenchimento das informações, não funcionará.

Um outro bom motivo para você criar um roadmap de produto é que, ao apresentá-lo para um investidor, você pode aumentar substancialmente as suas chances de receber investimento, porque os investidores podem ver as aplicações potenciais sem perder de vista os objetivos imediatos do seu produto. Os investidores vão querer ver que você tem uma ideia focada, que você sabe quais são seus objetivos no curto prazo (e por que), e que você tem muitas outras oportunidades de mercado para explorar a longo prazo.

Como construir um roadmap de produto?

Roadmap de Produto

Para criar um Roadmap de Produto (pensando em quem está partindo do zero, estágio ideia), aconselho que você siga os seguintes passos:

1) Coloque sua ideia (problema) no papel e valide ela com outras pessoas (100 pessoas, no mínimo). Durante esse processo, faça anotações sobre como os entrevistados são impactados e como eles resolvem esse problema atualmente.

2) Com base no que você aprendeu na etapa anterior, faça uma lista de todas as aplicações possíveis que o seu produto pode ter para solucionar o problema que você se propõe a resolver. Esse processo de brainstorm vai ajudar você a pensar “fora da caixa”. Além disso, você deve conversar com colegas e amigos em mercados relacionados para coletar diferentes ideias.

3) Agora chegou a hora de organizar as ideias. Neste momento, eu prefiro focar no que é importante para o cliente. O que eu preciso criar para resolver o problema dele hoje e ter um diferencial? Seu objetivo aqui é descobrir qual é a cara do seu MVP e como será o produto a cada período de sua evolução.

4) Agora chegou a hora de definir para cada uma das etapas:

  • as funcionalidades que serão construídas;
  • a estratégia de branding;
  • a estratégia de conteúdo;
  • testes que serão realizados;
  • KPIs;
  • Métricas;
  • Parcerias que serão estabelecidas;
  • Mentores e talentos que ajudarão você a concretizar cada uma dessas etapas.

5) Feito isso, chegou o momento de definir a vista geral do seu produto, deadlines e resultados esperados.

Como começar?

Agora que você já sabe o que é um roadmap de produto e como construir um, chegou a hora de colocar a mão na massa. Para isso, nós disponibilizamos para você um modelo de roadmap de produto.

Faça o download da planilha Roadmap de Produto