Bio do convidado: Fernando Teixeira

Fernando Teixeira é General Manager da Emporium Cigars. Exerceu diversos cargos de liderança na área Financeira na Souza Cruz, até ocupar o cargo de Diretor de Recursos Humanos da empresa. Foi Presidente do Conselho de Administração da Brascuba Cigarrillos S.A e Presidente da Fundação Albino Souza Cruz (Previdência Privada). Fernando é graduado em Engenharia pela PUC-RJ, com Mestrado em Administração de Empresas na COPPEAD -UFRJ, cursos de extensão em Cranfield University – UK (Finanças) e Michigan University – USA (RH).

Qual o perfil ideal para o gestor financeiro da minha empresa e por que ter um?

Não tem saída! Como empreendedor, se finanças não é seu forte, a gestão desses processos logo vai virar um gargalo para a empresa. Se você entende bastante de finanças, logo não vai poder dar a devida atenção a isso – afinal, seus stakeholders precisam de você. Por isso, em algum momento, uma pessoa dedicada à área será fundamental para seu negócio conseguir crescer. Mas entender o perfil ideal para o gestor financeiro demanda, antes de tudo, entender o protagonismo da área financeira na gestão de empresas.

A área de finanças tem um papel fundamental na formulação da estratégia, na administração financeira, no controle gerencial e nos desafios do crescimento, com forte influência na implementação dos planos que transformam estratégia em ação. Conheça um pouco mais sobre a área e saiba como contratar o gestor financeiro ideal para sua empresa.

O papel estratégico da área de finanças

Em seu livro “Safári de Estratégia”, Henri Mintzberg sugere que a formulação da estratégia parece ser vital para a sobrevivência e o crescimento do negócio e que o campo da estratégia é caracterizado pelo foco na escolha: como e onde encontrar a melhor estratégia, ou melhor, como criá-la, quando não puder ser encontrada, e como explorá-la. A área financeira é líder deste processo e entender o modelo de negócio da empresa é base fundamental do processo de planejamento estratégico e operacional (orçamento).

Os elementos do controle gerencial incluem planejamento estratégico, elaboração do orçamento, alocação de recursos e responsabilidades, mensuração de desempenho, avaliação e recompensa. De uma forma simplista, um processo de controle gerencial eficiente deverá garantir a implementação dos planos estratégicos – “transformando estratégia em ação”, maximizando os resultados do negócio.

A administração financeira, derivada do planejamento, realça ainda mais o papel da área financeira no planejamento e controle dos resultados do negócio.

As funções primordiais de um gestor financeiro

L.J. Gitman, no livro “Princípios da Administração Financeira”, destaca as três funções primordiais do administrador financeiro: análise e planejamento financeiro, a administração da estrutura de ativos da empresa e de sua estrutura financeira (capital).

O ambiente legal, operacional e tributário e conceitos como margem de contribuição, lucro operacional, ponto de equilíbrio, o valor do dinheiro no tempo, risco e retorno, fluxo de caixa e estrutura de capital são abordados no campo da administração financeira.

Merecem especial atenção o entendimento por parte do gestor financeiro das contas referentes ao Demonstrativo de Resultados – Lucros e Perdas e de Balanço Patrimonial. É evidente a importância na gestão e entendimento do balanço, que reflete a saúde financeira da empresa e não somente o resultado de um determinado exercício.

É importante ressaltar o papel do gestor financeiro no crescimento do negócio, entendendo as alavancas do crescimento e a maximização do retorno ao acionista/investidor.

Algumas questões importantes que devem ser abordadas:

1) Estratégia de precificação – como maximizar valor do seu produto ou serviço, tendo em vista as demandas do consumidor e a dinâmica do mercado?

2) Gestão de custos e eficácia operacional – como maximizar alocação de recursos? Qual o impacto da tecnologia da informação no seu negócio?

3) Volume e participação de mercado – Quais as alavancas de demanda e o papel da inovação?

4) Gestão de performance – como estabelecer metas e indicadores de gestão e performance?

5) Planejamento Tributário – como mitigar os impactos dos impostos diretos e indiretos, de acordo com a legislação? Ex: Lucro presumido ou real? Qual a melhor opção?

6) Gestão da complexidade – O dilema do crescimento: Estou preparado para o desafio da complexidade na gestão?

Com a participação de fundos de private equity e venture capital em startups e empresas de pequeno e médio porte, a competência na gestão da relação com investidores e acionistas estendeu ainda mais o perfil do gestor financeiro.

Competências de um líder financeiro

Como gestor líder destes processos, além do conhecimento técnico, o aspecto comportamental merece atenção especial.

Destacamos 5 importantes aspectos da capacidade de liderança do gestor:

1) Trabalho em Equipe e na formação de talentos – Equipes de alta performance.

2) Inovação – capacidade de inovar desafiando o status quo de processos e sistemas – Eficácia operacional.

3) Disciplina no planejamento e controle – Governança e Gestão de Risco.

4) Foco no resultado – A meritocracia na entrega da equipe e do indivíduo.

5) Comunicação – o poder de comunicar de forma clara e persuasiva dentro e fora da área financeira.

Por último, em relação ao potencial do gestor financeiro e sua carreira na empresa, cabe destacar 3 elementos fundamentais:

1) Agilidade de aprendizado – capacidade de assumir novos desafios e responsabilidades.

2) Elevado grau de comprometimento – capacidade de entender a empresa como o objetivo primordial.

3) Ambição de crescer – Crescer profissionalmente e como indivíduo, interdependente com a empresa.

Certamente, será necessária a ajuda de gente experiente na área de finanças para auxiliá-lo na escolha do seu gestor financeiro. Mentores e conselheiros com experiência na área devem ser consultados e, se possível, fazer parte do processo de tomada de decisão na escolha do talento ideal para sua empresa, que deverá combinar o talento técnico e de liderança com o potencial de crescimento profissional.

Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/nao-pode-faltar-gestor-financeiro/