Este texto se aplica a qualquer pessoa, mas é destinado especialmente aos jovens universitários brasileiros que pensam em empreender. Para isso, resolvi compartilhar com vocês dois vídeos que vão te fazer refletir.

Trabalhar na 21212 tem me possibilitado entrar em contato com os mais diferentes tipos de pessoas e de negócios. Essa exposição tem me agregado valor das mais variadas formas e isso não teria sido possível se eu não tivesse, em certo momento da minha vida, fugido da minha zona de conforto. A cada dia que passa, minha maior certeza é que o sucesso está na repetição dessa forma de pensar e agir. Muito desse pensamento pode ser visto no vídeo “Day 1 As conexões que movem a vida”, na palestra apresentada pelo sócio-fundador da 21212, Marcelo Sales.

Empreender é estar em constante mudança. Uma startup é formada por uma equipe de empreendedores. Estes, por essência, são indivíduos que pensam fora da caixa. Mas cada um deles é parte integrante de um sistema que é desafiado diariamente a se aperfeiçoar em busca de um objetivo principal. Cada membro da equipe tem sua especialidade e é responsável por parte do processo. Desafios precisam ser superados, metas precisam ser atingidas, problemas precisam ser solucionados. Tudo em curtos espaços de tempo. Essas são as regras, mas como jogar o jogo?

O sistema educacional brasileiro, em geral, é ultrapassado, e isso não é (ou não deveria ser) novidade para ninguém. O que vemos hoje em dia são jovens que, em sua maioria, são educados de forma padronizada nas escolas e saem da faculdade despreparados para a vida profissional. Nesse momento, o que diferencia você dos demais é a sua determinação em alcançar seus objetivos de vida.

Família, escola, universidade, cultura… tudo isso contribui para a sua formação. Mas na hora do “vamos ver”, quem define o seu futuro é você.

“Ou você intimida o mundo, ou o mundo intimida você”.

E aí, está pronto para o seu Day 1?