Dentro da 21212, cultuamos que o CEO de toda companhia tem três grandes deveres:** **

1)Traçar e disseminar a visão da empresa para toda a equipe

2) Contratar-treinar-apaixonar-reter talentos

3)Cuidar da saúde financeira da companhia.

Contudo, esses deveres não necessariamente o tornam um líder inspirador e admirado por todos dentro da empresa. Pensando nisso, elegi as quatro principais características de líderes (não necessariamente o CEO) que me inspiraram até hoje e o que eles representam em momentos que a empresa mais precisa de figuras como essa.** **

Líderes inspiradores possuem características que não são fáceis de perceber no dia-a-dia da operação, mas se destacam em momentos oportunos e são extremamente importantes. As características do líder inspirador se destacam em momentos de incerteza, de exaltação e satisfação do time por alguma etapa vencida e, principalmente, em momentos de dificuldade.

As quatro principais características de líderes que você nunca irá esquecer são:

  1. Eles acreditam no inacreditável;
  2. Eles enxergam oportunidades em momentos de incerteza e instabilidade;
  3. Eles já estiveram na mesma situação, fizeram algo grandioso e… continuam fazendo!;
  4. Eles tomam risco… de verdade!

** **

  1. Eles acreditam no inacreditável.

Líderes comuns estimulam sua equipe à alcançar metas e objetivos alcançáveis. Talvez seja uma das razões da característica incremental de uma meta de um ano em relação ao ano anterior – A motivação nesse caso é ser sempre um pouco melhor do que antes e não conseguir um resultado inesperado.

Líderes inspiradores esperam sempre mais e nunca estão satisfeitos com metas e objetivos incrementais. Eles estão sempre buscando tirar a sua equipe da zona de conforto, enfrentar paradigmas do mercado e superar etapas, que até então aparentavam ser impossíveis.

Uma frase que sempre escuto de líderes inspiracionais é “Mas o que nos impede de…”. Como na  21212 há uns meses atrás: “Mas o que nos impede de construir a maior escola de empreendedorismo digital do Brasil?”.

  1. Eles enxergam oportunidades em momentos de incerteza e instabilidade.

Problemas internos e externos inesperados, crise do mercado e dificuldades do dia-a-dia: Líderes comuns são experts em abaixar a poeira através de cortes de custos, reorganizar o quadro de funcionários e talvez até em reposicionar a empresa para esperar a crise passar.

A grande diferença é que poucos vêem a crise como uma oportunidade, como os líderes inspiracionais. Eles adoram uma crise para dar uma balançada na equipe e tirar o melhor daqueles que estão comprometidos com a visão da empresa. A instabilidade e incerteza são um facilitador para esses líderes, que sabem que esse é o momento certo para redesenhar processos, motivar e inspirar sua equipe. Esse é o momento certo para tornar a companhia mais forte e unida.

Como já foi dito no meu post anterior: “Momentos de crise antecedem grandes conquistas”.

  1. Eles já estiveram na mesma situação, fizeram algo grandioso e… continuam fazendo!

Líderes inspiracionais nunca são bons demais para ser hands-on, se sujar junto com a equipe, e fazer o trabalho pesado quando preciso.

Ao contrário de líderes comuns, que muitas vezes são empreendedores ou executivos de sucesso e atualmente vivem do sucesso de outrora, os líderes inspiracionais continuam executando e inspirando sua equipe todos os dias.

Obs: Ser hands-on, executar e inspirar a equipe não tem nada a ver com não delegar tarefas e não buscar o crescimento da equipe.

  1. Eles tomam risco… de verdade!

É muito comum encontrar no mercado diversos personagens que pregam o empreendedorismo à risca, cultuam o investimento à longo prazo, vendem sonhos para pequenos empreendedores, mas dificilmente tomam risco em suas operações. Inclusive, conheço engraçadas figuras do mercado, que se denominam “investidores-anjos”, retém participação em algumas empresas e nunca investiram um mísero centavo de “Dilma” na companhia. Em troca de que? Do famoso “networking”.

Voltando aos líderes que encontramos em nosso dia-a-dia: Alguns tentam se destacar pelo track record/know-how, pela roupa ou até conexões que possuem. São esses líderes comuns que mais encontramos por aí e desanimam na primeira dificuldade que encontram.

Líderes inspiracionais se destacam no meio de tantos, porque estão dispostos a tomar uma posição low-profile, aceitar o desconforto de ignorar o status quo, e “navegar” em mares desconhecidos.

Eles tomam riscos reais não porque são apaixonados por risco, mas pelo alto retorno que eles acreditam ter à longo prazo. Dessa forma, com atitudes diárias, inspiram outras pessoas à assumirem riscos, a fim de alcançar o retorno desejado.

Por fim, esses líderes inspiram os outros a alcançarem seus sonhos através de discursos, mas mais importante, através do exemplo.

E você? Que tipo de líder espera ser para sua equipe?

“Earn your leadership every day”

–Michael Jordan