Semana passada recebemos a visita de duas executivas do LinkedIn, que vieram ao nosso escritório para apresentar para nossas empresas três ferramentas incríveis para seleção e recrutamento. As ferramentas permitem que você filtre ao máximo o perfil do candidato procurado, personalize suas buscas e as salve para futuras consultas, e ainda direcione suas campanhas na plataforma apenas para o público desejado. Por sinal, falando nessa última funcionalidade, o LinkedIn vem se mostrando um grande concorrente de gigantes como Google, Twitter e Facebook, com seus mais de 300 milhões de usuários pelo mundo e 20 milhões só no Brasil.

No post de hoje gostaria de compartilhar o guia do usuário do LinkedIn, que mostra as melhores práticas para otimizar seu perfil na plataforma e aproveitar ao máximo as funcionalidades oferecidas. O guia começa com dicas bem legais para aperfeiçoar seu perfil. Logo depois, ajuda a montar rede de relacionamentos, explorar ferramentas de busca, criar e compartilhar conteúdos e, por fim, encontrar a vaga que deseja.

Vale lembrar também que o LinkedIn é uma plataforma muito poderosa no âmbito comercial. Sugiro sempre olhar o perfil da pessoa com quem você vai ter reunião antes de qualquer encontro. Alí você vai encontrar informações como: formação acadêmica, experiências profissionais, cidade natal, interesses e conexões compartilhadas. Quem sabe vocês não se formaram na mesma faculdade? Ou você tem algum familiar que trabalha na empresa em que ele foi executivo por muito tempo… Quem sabe vocês não tem um grande amigo em comum? Não preciso nem falar o quanto essas informações são importantes para criar um relacionamento, quebrar o “gelo” inicial de uma reunião, e ajudar numa negociação, certo?

Negócios no Brasil são feitos em cima de relacionamentos e (in)felizmente não baseados em gráficos e números. Então encontre interesses em comum, gere valor para o outro e crie relacionamentos. A geração de negócios vai ser apenas uma consequência natural do processo.

Até a próxima,

Luigi Pizzichemi