Os venture capitalists (VCs) e investidores anjo são apresentados com centenas de ideias de negócios a cada ano. A maioria das ideias é ruim. Algumas ideias são boas. Poucas ideias são excelentes. O trabalho de um investidor é selecionar aquelas ideias que são excelentes – as empresas que vão ser agentes de mudança, empurrando a humanidade para a frente, interrompendo indústrias e gerando valor significativo para os clientes.

Você quer ser excelente. E para ser excelente, o primeiro passo consiste em entender o alvo principal de um investidor: receber um retorno sobre o investimento. Ao esclarecer o que o investidor busca em uma potencial oportunidade de investimento, você poderá antecipar as perguntas que provavelmente vão ser feitas por eles durante a sua apresentação. Quanto melhor preparado você estiver, estará mais próximo da conquista do financiamento que você precisa para levar a ideia do seu negócio para o próximo patamar.

Em 10 anos de participação em reuniões com investidores, eu elaborei uma lista das perguntas mais frequentes feitas pelos VCs e investidores anjo. Se você for um empreendedor que tem uma ideia e está buscando seu primeiro round de financiamento ou uma startup madura querendo levantar mais dinheiro para uma Série B, sem dúvida, é fundamental ter respostas para as seguintes perguntas.

São 70 perguntas divididas em 5 categorias (Equipe*1; Mercado e Modelo de Negócio*2; Produto*3; Distribuição e Marketing*4; Captação de Investimentos e as Finanças*5). Separamos alguns exemplos para você. Se quiser ter acesso a todas as perguntas, faça o download do arquivo.

Exs:

1-Por que a sua equipe é excepcionalmente qualificada para resolver este problema?

2-Qual é a estrutura e dinâmica do mercado?

3-O que você aprendeu com a primeira versão do seu produto?

4-O que você planeja fazer para a distribuição?

5-Se eu colocar uma quantidade X de dinheiro na sua empresa, quanto tempo vai durar?

 

Para fazer o download de todas as perguntas, clique no link abaixo: