Pergunta:

“Prezado Addison,

Um  grupo empresarial grande está interessado em fazer negócio e me pediu o seguinte: uma proposta com valores pretendidos para fecharmos negócio. Tem três opções:

  1. Comprar integralmente minha empresa.
  2. Ser sócio da minha empresa.
  3. Fazer um contrato de exclusividade para eu tocar o projeto.

A minha empresa é uma ideia agora e eu ainda não comecei a rentabilizá-lo. Minha ideia teria um monte de valor para esta empresa grande porque custaria tempo e dinheiro para eles desenvolverem a mesma solução. Além disso, tenho patentes para essa ideia no Brasil e em vários países, por isso tenho algum nível de proteção contra outras empresas que tentariam me copiar.

Queria saber, quanto vale a minha ideia? Quanto é meu valuation?

Abraços,

Felipe”

Resposta:

Oi Felipe,

Obrigado pela informação.

Estou assumindo que a sua empresa está em em estágio inicial sem clientes pagantes. Caso a sua empresa esteja mais madura com clientes e com receita, torna-se muito mais fácil de valorizá-la. 2x faturamento anual ou 5x EBITDA anual são ambos múltiplos padrões utilizados para a determinação do valuation de uma empresa.

Se a sua empresa ainda está na fase inicial, avaliá-la torna-se muito mais uma arte do que uma ciência e dependerá de forças da oferta e procura. Posso orientá-lo sobre como desenvolver uma valuation para a sua empresa com base em técnicas e perguntas comuns que você deve considerar para desenvolver a sua proposta para o Grupo.

  1. Metodologia de Custo (Cost Methodology)

Não importa o preço que você oferecer para sua empresa ou patente, quem está pensando em comprar ou licenciar sua tecnologia vai investigar as alternativas. Eles vão olhar para a melhor alternativa, a que mais se assemelha com a sua empresa, e tentar descobrir se isso seria mais barato ou mais caro do que escolher uma solução para você.

Já que essa pesquisa será feita de qualquer maneira, você precisa descobrir as alternativas com antecedência e incorporá-las em seu valuation. Fazer isso oferece-lhe uma vantagem estratégica: se a melhor alternativa é cara, você pode justificar cobrando mais. Claro, se a melhor alternativa é barata ou parecida com o que você está oferecendo, você provavelmente precisa diminuir seu valuation.

Você também precisa fazer alguma pesquisa e descobrir quanto tempo e dinheiro custaria para este Grupo para replicar a sua ideia ou contratar uma equipe ou outra empresa para desenvolver uma solução semelhante a sua.

Qualquer comprador potencial do seu negócio não vai pagar mais para a sua ideia do que o quanto que teria de pagar para adquirir ou desenvolver uma solução equivalente/similar.

Todas as invenções e ideias patenteadas têm substitutos. Cada empresa tem concorrentes, potenciais concorrentes ou substitutos (a menos que sejam monopólios).

  • Quanto custa os substitutos da empresa?
  • Quanto custa para o Grupo não fazer nada e ficar com o sistema que eles estão usando atualmente?
  • Não virtualizar o sistema e incluir soluções pré-pagas vai refletir em perda de vendas ou gerar mais despesas para eles?
  • Qual seria o custo total e tempo para o Grupo para desenvolver uma solução similar?
  • Quem são os concorrentes da empresa?
  • A empresa é uma ideia inovadora que vai revolucionar a indústria?

Saber que a melhor alternativa é usar a sua solução é um excelente ponto de partida para determinar o valuation da sua empresa.

  1. Metodologia do Mercado (Market Methodology)

Com esta abordagem, você precisa olhar para transações recentes envolvendo tecnologias patenteadas nesta indústria. Muitas vezes esses dados são difíceis de encontrar, porque a maioria das transações permanecem privadas. Se você tiver qualquer informação sobre o valuation de aquisições semelhantes neste setor, isso seria muito útil para ajudar a determinar o seu valuation.

Se for possível, seria uma boa ideia falar com um advogado de patentes em sua indústria, pois muitas vezes eles conhecem esses números.

  1. Metodologia de Renda (Income Methodology)

Para lucrar com sua ideia, você deve vender a patente, direitos de uso de licença ou comercializar o produto.

O método de abordagem de renda olha para o fluxo de caixa no futuro para determinar o valuation. Em outras palavras, o valor da sua empresa é o valor presente dos fluxos de caixa incrementais ou poupanças de custos que irá ajudar a fornecer aos potenciais compradores.

Estou assumindo que a sua solução vai reduzir custos ou aumentar as vendas para o Grupo. Qual é o valor desses benefícios futuros de caixa atual?

Certifique-se de que a venda da sua empresa é uma decisão que faz sentido financeiramente antes de decidir vendê-lo. Você deve ser capaz de obter mais dinheiro para a venda da empresa do que você poderia ganhar em receita ficando independente.

Comercialização de patentes tem um tempo de vida limitada. Companhias compram patentes e tecnologia para uma variedade de razões. Você deve considerar os benefícios, riscos e custos de comercialização contra um comprador certo para sua empresa.

Outro aspecto da abordagem de renda está considerando o impacto de dar exclusividade para esse grupo. Se você fizer este projeto sozinho em vez de dar exclusividade para este grupo grande:

  • Quanto lucro do futuro você estaria abandonando?
  • Você tem outras opções realistas para executar este projeto sozinho e que cobram taxas de licenciamento não-exclusivo para outros grupos semelhantes?
  • Por que eles querem exclusividade?
  • Se você estava oferecendo para eles uma licença não-exclusiva, que é mais barata e tinha uma taxa de implementação e taxa de manutenção recorrente, qual seria o impacto? Qual seria a probabilidade de fechar o negócio com esse cenário?

Licenciamento o direito de fazer, usar ou vender o seu produto é geralmente a rota mais rentável para um empreendedor com um produto patenteado. Você mantém a propriedade da invenção e ganha pagamentos regulares para a vida útil do seu produto.

Espero que isso tenha te ajudado a definir o seu valuation. Boa sorte com as negociações!

Abraços,

Addison