Todo mundo têm objetivos que quer atingir, mas ater-se a eles pode ser difícil. Muitas vezes eu ouço as pessoas dizerem coisas como: “Eu sempre começo com boas intenções, mas sou incapaz de manter esse nível de dedicação”. Ou às vezes eles vão dizer: “Eu simplesmente não pareço ter o que é preciso para me ater a ele mentalmente. Eu faço o esforço inicial, mas eu simplesmente não pareço ter a concentração para seguir adiante.” Não se preocupe, eu tive esses mesmos pensamentos também.

Por exemplo, passei por momentos em que eu comecei um projeto, trabalhei nele por um tempo e, em seguida, perdi o foco e comecei a trabalhar em outra coisa. Então eu perdi o interesse naquilo e comecei a trabalhar em outra coisa. Eu já comecei e parei tantos projetos que é difícil manter o controle sobre todos eles.

Você também se identifica com essa situação?

Paixão e motivação inata é um mito

Eu adoro ler biografias, principalmente de empresários de sucesso. Uma diferença comum que eu tenho notado entre empresários bem sucedidos e entre aqueles que fingem ser empresários ou aqueles que desistiram é que os superstars podem lidar com a monotonia das tarefas rigorosas e muitas vezes chatas que os empresários devem fazer todos os dias.

A maioria dos empresários ficam deprimidos e perdem o interesse porque eles não acham que compartilham o mesmo nível de paixão e direção que os empresários bem sucedidos tem, esta atitude é o oposto. O sucesso muitas vezes é o resultado de uma função de fazer as coisas difíceis, mesmo quando você não sente aquela “paixão”. Nas palavras de Elon Musk, o co-fundador do Paypal, “Iniciar uma empresa é como comer vidro e olhar para o abismo da morte”.

Os empreendedores bem sucedidos também ficam entediados e sem motivação algumas vezes, como qualquer outra pessoa. Eles não têm uma poção mágica para inspirá-los e fazê-los se sentir motivados o tempo todo. A diferença é que aqueles que têm sucesso não deixam estes períodos de dúvida desencorajá-los a continuar trabalhando duro para atingir seus objetivos. Você deve encontrar uma maneira de se manter firme, caminhar nos períodos de difíceis, e enfrentar os desafios que se interpõem entre você e os seus objetivos.

O sucesso não é medido pelos resultados, mas sim pela luta

A maioria das pessoas medem o sucesso pelo resultado final. Esta mentalidade é passada para as nossas mentes quando somos jovens e estamos na escola. Obter um 10 em uma prova é bom. Obter um 2 em uma prova é ruim. Nós vemos o sucesso como algo que é uma função do resultado final e que pode ser arquivado, enquanto trabalhamos para o próximo resultado final. Aqui estão alguns exemplos que refletem esse tipo de mentalidade:

  • Se eu pudesse perder 20 quilos, eu seria feliz.
  • Se eu pudesse obter o reconhecimento dos meios de comunicação que o meu negócio merece, eu seria feliz.
  • Se a minha empresa alcançar $100 milhões de lucro, eu vou ser feliz.
  • Se uma das maiores galerias de arte mostrar o meu trabalho, eu vou ser feliz.

No entanto, se você der uma olhada na vida daqueles que são bem sucedidos, você vai ver que foram os seus compromissos com o processo que os levaram aos resultados obtidos. Eles tendem a se concentrar no processo da obtenção do objetivo, ao invés de se concentrarem no objetivo que eles estão buscando.

Este mesmo tipo de processo e o foco no presente irá produzir resultados semelhantes em qualquer empreendimento que você escolher. Por exemplo, se você quer ser um empresário de sucesso, você não deve pegar atalhos para realizar as tarefas muitas vezes entediantes que envolvem a gestão de uma empresa, como: passar horas em uma linha de códigos difícil ou ficar a noite toda fazendo a declaração do imposto de renda.

Se você quer ficar em forma, não gaste horas do seu dia sonhando em como seria bom ser magra(o). Comece fazendo as horas necessárias de exercício. Apaixone-se pelo processo. Faça isso várias vezes, e um dia, você vai perceber que você atingiu o peso que você queria. Pare de sonhar acordado em ter uma receita de R$ 100 milhões ou de aparecer na capa da Forbes Magazine. Além disso, pare de se preocupar com fatores que estão além de seu controle.

Não importa qual profissão você escolheu, se você quer ser o melhor no que faz, você deve trabalhar e ter a dedicação necessária para alcançar esse objetivo. Resista às muitas tarefas chatas que você precisa fazer para que sua empresa seja bem sucedida e certifique-se de viver uma vida focada no presente. Eventualmente, você vai alcançar seu objetivo. Nas palavras de Earl Woods, falecido pai do Tiger Woods, “O Tempo é uma medida linear de incrementos sucessivos do agora. Qualquer lugar que você vá nessa linha é o agora, e é assim que você tem que viver.”