**Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Nós da 21212 Academy acreditamos que compartilhar experiências e conhecimento é fundamental entre os empreendedores. E vem aí segunda parte das dicas de livros do nosso time para você, empreendedor, aspirante a empreendedor ou curioso, ficar por dentro do assunto, e ter cada vez mais ferramental para inovar e administrar sua startup, ou tirar sua ideia do papel.

Sabemos que no início de uma startup, o empreendedor enfrenta muitos desafios e, às vezes, acha que é o único a passar por isso. No primeiro post sobre as dicas do nosso time, provamos para vocês que isso é normal na vida do empreendedor, e que os livros podem ser uma fonte muito importante de conhecimento para te ajudar a guiar seus negócios.

Nesta segunda parte, contamos com dicas valiosas de alguns profissionais de diferentes áreas da 21212, que vão te mostrar como alguns livros foram muito importantes em suas jornadas.

Aproveite as dicas abaixo e não se esqueça que quanto mais você souber sobre diferentes assuntos, mais bagagem você vai ter para inovar e mais preparado você vai estar para tomar suas decisões, chegando cada vez mais perto do sucesso! #ficaadica

 

**Addison Sears-Collins

** CFO da 21212

Com mais de 9 anos de experiência em negócios internacionais, tendo viajado para mais de 50 países, ele passou por EUA, América Latina, África e Oriente Médio e Ásia. Addison é formado em Física pela University of Virginia e tem um mestrado pela Penn State University.

Addison começou sua carreira na Goldman Sachs, e passou pela Swiss Re, SEACOM e Siemens Venture Capitals. Realizou análises financeiras para inúmeras transações milionárias no exterior, e conta com outros grandes projetos em sua bagagem.

 

**The Launch Pad Inside Y CombinatorThe Launch Pad: Inside Y Combinator

** Randall Stross

“Eu amei este livro. Ele oferece, de forma muito detalhada, como é dentro do aceleradora de maior sucesso até hoje. Deve ser leitura obrigatória para quaisquer programadores, emprendedores, e empresários que esperam montar a própria empresa, trabalhar duro e construir algo grande.

Y Combinator é a aceleradora fundada em 2005, por Paul Graham, que está por trás de startups como a Airbnb, DropBox, e Reddit. Ele foi o pioneiro e estabeleceu o modelo para todos os aceleradores (incluindo os da 21212).

O autor deste livro recebeu a aprovação de Paul Graham e dos sócios de YC (incluindo Sam Altman) para seguir o Verão de 2011 com um lote de startups desde as entrevistas iniciais até o Demo Day no final do programa.

  • O que é preciso para ganhar a admissão na YC (taxa de aceitação de 2%);
  • Como funciona a YC;
  • Que conselho Paul Graham e os sócios da YC dão às empresas antes, durante e depois do processo de aceleração (o livro inclui muitas conversas que aconteceram em Office Hours);
  • Como as empresas avaliam ideias, tentando encontrar um nicho de negócio perfeito para prosseguir;
  • Que conselho Paul Graham e os parceiros da YC dão para empresas que estão tendo dificuldade em achar clientes;
  • Como funciona o programa da YC, em grande escala (que conselho é oferecido pelos sócios de YC, como levantar dinheiro, como essas empresas devem lidar com os investidores, etc.);
  • O progresso final que cada empresa faz antes do importante ‘Demo Day‘ YC;
  • Por que algumas empresas levantam dinheiro, enquanto outros são incapazes de fazê-lo.”

Compre aqui.

**Venture Capitalists at Work How VCs Identify and Build Billion-Dollar SuccessesVenture Capitalists at Work: How VCs Identify and Build Billion-Dollar Successes

** Tarang Shah

“Este é o meu livro favorito sobre Venture Capital e deve ser leitura obrigatória para quem quer fazer fundraising. O autor entrevista 35 Venture Capitalists das empresas de VC de maior sucesso nos Estados Unidos, incluindo:

  • Sequoia Capital
  • Kleiner Perkins
  • Charles River Ventures
  • entre outras.

Este livro me ensinou:

  • Quais são os critérios que os VCs usam para fazer investimentos e avaliam as ideias com grande potencial;
  • Por que VCs precisam investir em empresas que tem um total addressable market de bilhões de dólares;
  • Como eles estruturam deals;
  • As várias formas que eles ajudam as empresas que eles financiam;
  • Erros evitáveis que vêem com muita frequência;
  • O papel da sorte em um sucesso;
  • Por que tantas startups falham.”

Compre aqui.

Addison também indica:

  • Founders at Work: Stories of Startups Early Days - Jessica Livingston
  • The Lean Startup – Eric Ries
  • Delivering Happiness – Tony Hsieh
  • The Hard Thing About Hard Things – Ben Horowitz
  • Venture Deals: Be Smarter Than Your Lawyer and Venture Capitalist – Brad Feld and Jason Mendelson

 

**Natalie Witte

** Legal

Natalie Witte é a advogada legal responsável por implementar as ideias, conceitos e sonhos da equipe 21212 e suas empresas aceleradas. Ela viveu em vários países da África, Ásia e América Latina até o retorno a seu muito – muito amado Rio de Janeiro. Ela gosta de descobrir novas culturas e viajar para basicamente qualquer lugar, mesmo que seja do outro lado da cidade.

 

**A Conduta para a VidaA Conduta para a Vida

** Ralph Waldo Emerson

Um professor de Filosofia, o inglês e alcoólatra Eddie Caixao, e um ex-presidiário, o francês Hubert, com perna mecânica, olho de vidro e mão postiça, abandonam suas carreiras profissionais fracassadas para formar uma, excepcionalmente, bem-sucedida dupla de assaltantes.

Enquanto o acadêmico descobre seu talento para o crime, o criminoso revela uma propensão para refletir sobre questoes filosóficas. Juntos os dois esvaziam os cofres dos bancos do sul da França numa corrida vertiginosa, motivada menos pelo amor ao dinheiro do que pelo propósito de desafiar as convenções da sociedade. A gangue do pensamento logo chama a atenção por seus métodos nada ortodoxos – afinal, não é qualquer quadrilha que pratica seus assaltos usando máscaras de Nietzsche.

Compre aqui.

**EnsaiosEnsaios

** Ralph Waldo Emerson

Ralph Waldo Emerson foi o primeiro filósofo verdadeiro do espírito americano. Fundador do transcendentalismo americano, de tendência panteísta, pregou o desprezo das riquezas materiais e um amor a Deus fundamentado na alegria. Desenvolveu sua própria filosofia idealista, baseada em uma busca de laços de comunhão espiritual entre o homem e o mundo, traduzidos na ação prática. Este livro constitui a expressão mais característica de tudo o que produziu literariamente. Não é um tratado, mas uma série de reflexões e meditações. Este volume reúne uma seleção dos seus mais importantes ensaios.

Compre aqui.

“Esses dois livros (de 1841 e 1860) são uma série de reflexões sobre inúmeros assuntos da vida, e muito deles são extremamente relevantes para um empreendedor e uma Startup (reflexões sobre ‘Caráter’, ‘Força’, ‘Riqueza’, ‘Cultura’, etc.).

Apesar de ser em um português mais rebuscado, a filosofia de Emerson é base para toda a filosofia de vida americana praticada até os dias de hoje, e escrita em uma época que os americanos queriam firmar uma cultura própria, sem deixar de aproveitar os melhores conceitos da Europa, e o próprio Emerson dirigia seus discursos aos jovens da época.”

Nathalie também recomenda A Arte da Guerra, de Sun Tzu.

 

**Luigi Pizzichemi

** Business

Luigi é um estudante de Engenharia Industrial pela PUC-Rio e apaixonado por promover o empreendedorismo no Brasil. Além dos negócios, ele é louco por happy hours, futevôlei e corrida.

 

**Start Something that MattersStart Something That Matters

** Blake Mycoskie

“Blake ensina como criar um negócio sólido e próspero a partir de uma paixão e crença social. Esse livro conta como a TOMS Shoes foi criada, sob a ótica de um empreendedor apaixonado por resolver questões sociais e se transformou em uma empresa bilionária com impacto global.”

Compre aqui.

 

 

 

**Predictable RevenuePredictable Revenue

** Aaron Ross

“Este livro é sensacional para todos os empreendedores que desejam profissionalizar seu processo de vendas e trazer resultados constantes para sua empresa. Técnicas incríveis de vendas que fizeram a Sales Force aumentar em $100 MM na receita anual.”

Compre aqui.

 

 

 

How Google WorksHo**w Google Works

** Eric Schimidt

“Este livro mostra a cultura do Google e como funciona uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.”

Compre aqui.

 

 

 

 

**Delivering HappinessDelivering Happiness

** Tony Hsieh

“Neste livro, Tony mostra como a Zappos conseguiu apaixonar seus clientes e criar uma empresa sólida no mercado de e-commerce através da geração constante de valor para seu usuário final.”

Compre aqui.

 

 

 

**Capa Rapido e Devagar.inddRápido e Devagar: Duas Formas de Pensar

** Daniel Kahneman

“O livro foca nas duas formas de pensar: o pensamento rápido, intuitivo e emocional, e o devagar, lógico e ponderado. O autor mostra como o entendimento e controle dessas duas formas de pensar nos traz a capacidade de tomar decisões mais consistentes.”

Compre aqui.

 

 

 

**Pour Your Heart Into ItPour Your Heart Into It

** Howard Schultz

“Este livro apresenta os princípios que levaram a Starbucks a se tornar um fenômeno mundial. Como transformar paixão em lucro? Aprenda com Howard neste livro.”

Compre aqui.

 

 

 

 

Luigi também indica Disney Wars, de James B. Stewart.

 

**Antonio Amaral

** Business

Impressionado com a febre do empreendedorismo por mais de cinco anos, Antonio é apaixonado por ajudar os empresários a tornarem-se exemplos e desenvolver suas empresas. Sua determinação é para ajudar na criação de grandes empresas que geram valor para a sociedade. Como Gerente de Portfólio, seu trabalho é garantir que todas as startups do portfólios mantenham suas casas em ordem e estejam preparadas para a decolar. Em seu tempo livre, Antonio gosta de explorar novas culturas, assistir filmes e assistir a jogos de futebol.

 

**The Art of the StartThe Art of the Start

** Guy Kawasaki

Um novo produto, um novo serviço, uma nova empresa, uma nova divisão, uma nova organização, qualquer coisa nova – onde há uma vontade, está a caminho.

Começa com um sonho que não te deixa quieto, o raio de pura inspiração “once in a lifetime”, a obsessão, o campeão mundial, o app assassino, a próxima grande coisa. Todo mundo que quer fazer do mundo um lugar melhor, torna-se possuído por uma grande idéia.

Mas o que é preciso para transformar sua ideia em ação?

Se você é um empreendedor, intra-empreendedor ou organização sem fins lucrativos, não faltam conselhos disponíveis sobre questões como escrever um plano de negócios, recrutamento, aumento de capital e branding. Na verdade, há tantos livros, artigos e sites que muitas startups se atolam ao ponto de paralisiar. Ou então concentram-se nas prioridades erradas e vão à falência antes de descobrirem seus erros.

Em The Art of the Start, Guy Kawasaki traz duas décadas de experiência como um dos mais originais e irreverentes estrategistas de negócios a oferecer o guia essencial para quem está começando qualquer coisa, de uma empresa multinacional a um grupo na igreja. Na Apple, na década de 1980, ele ajudou a liderar uma das grandes empresas do século, transformando os consumidores comuns em evangelistas. Como fundador e CEO da Garage Technology Ventures, uma firma de capital de risco, ele testou suas ideias em campo com dezenas de empresas recém-nascidas. E como autor de livros best-seller de negócios e artigos, ele aconselhou milhares de pessoas que estão tornando seu sonho de criar uma startup em um negócio real.

De levantar dinheiro para contratar as pessoas certas, desde a definição de seu posicionamento a criação de uma marca, de criar buzz para competições, de gestão de uma diretoria para promover uma comunidade… Este livro irá guiá-lo através de uma aventura que é mais uma arte do que ciência – a arte do começo.

Compre aqui.

**The Four Steps to the EpiphanyThe Four Steps to the Epiphany

** Steve Blank

O clássico best-seller que lançou 10.000 startups e novos empreendimentos corporativos. The Four Steps to Epiphany é um dos livros de negócios mais influentes e práticos de todos os tempos.

The Four Steps to the Epiphany lançou a abordagem Lean Startup para novos empreendimentos. Foi o primeiro livro a oferecer startups não como versões menores de grandes empresas e sim como novos empreendimentos diferentes dos já existentes. Startups procuram modelos de negócios, enquanto as empresas existentes os executam.

O livro oferece o processo prático e comprovado do processo de Customer Development em quatro etapas para a pesquisa, e oferece insights sobre o que faz startups serem bem-sucedidas.

Ao invés de executar um plano cegamente, os quatro passos te ajudam a descobrir falhas nos planos de produto e de negócio, e corrigi-los antes que se tornem mais caros. Iteração rápida, feedback de clientes testando as suas suposições, tudo explicado neste livro.

Embalado com exemplos concretos do que fazer, como fazer e quando fazer, o livro vai te dar novas habilidades para organizar vendas, marketing e seu negócio com sucesso.

Se a sua organização está iniciando um novo empreendimento, e você está pensando em como organizar vendas, marketing e desenvolvimento de negócios com sucesso, você precisa deste livro. Leitura essencial para quem está começando algo novo.

Compre aqui.

**Business Model GenerationBusiness Model Generation

** Alexander Osterwalder

Business Model Generation é um manual para visionários, “game changers” e os adversários que lutam para desafiar os modelos de negócio obsoletos e projetar as empresas de amanhã. Se a sua organização tem de se adaptar a novas duras realidades, mas você ainda não tem uma estratégia que vai te fazer chegar na frente de seus concorrentes, você precisa de Business Model Generation.

Co-criado por 470 praticantes do “Business Model Canvas”, de 45 países diferentes, o livro apresenta um belo design, altamente visual, com 4 cores que trazem ideias estratégicas e ferramentas poderosas, e os torna fácil de implementar em sua organização. Ele explica os padrões de Modelo de Negócios mais comuns, baseados em conceitos dos principais pensadores de negócios, e ajuda você a reinterpretá-las para seu próprio contexto. Você vai aprender a entender de forma sistemática, projetar e implementar um modelo de negócio para mudar o jogo – ou analisar e reformar um antigo. Ao longo do caminho, você vai entender em um nível muito mais profundo seus clientes, canais de distribuição, parceiros, fluxos de receita, custos e sua proposição central de valor.

Business Model Generation apresenta técnicas práticas de inovação usadas ​​hoje pelos principais consultores e empresas de todo o mundo, incluindo 3M, Ericsson, Capgemini, Deloitte, e outros. Desenvolvido para praticantes, o modelo é para aqueles que estão prontos para abandonar o pensamento ultrapassado e abraçar novos modelos de criação de valor: para executivos, consultores, empresários e líderes de todas as organizações. Se você está pronto para mudar as regras, você pertence à “geração de modelo de negócio”!

Compre aqui.

**Double your ProfitsDouble your Profits

** Bob Fifer

Um dos principais consultores financeiros das nações, compartilha 78 maneiras comprovadas de cortar custos dramaticamente, empurrar a produtividade através do telhado, e, em apenas seis meses, dobrar seus lucros.

Compre aqui.

 

 

 

Antonio também recomenda:

  • **The Lean Startup - Eric Ries**

  • Zero to One – Peter Thiel

  • Sonho Grande - Cristiane Correia

 

**Gabriel Lima

** Selection

Um ex-militar e, atualmente, estudante de Engenharia Industrial da UFRJ, Gabriel pretende ser um empresário e está aprendendo tudo o que pode sobre startups antes de se formar. Hoje ele faz parte da equipe Selection da 21212.

Antes disso, Gabriel teve uma experiência de 2 anos na Fluxo Consultoria, Empresa Júnior de Engenharia da UFRJ, onde trabalhou como Coordenador de Eventos e CMO, liderando uma equipe de 10 pessoas responsáveis ​​pela gestão de relacionamento com clientes, prospecção de clientes e comunicações corporativas. Ele também ajudou outros alunos a aprender mais sobre a sua formação e profissões, organizando palestras com profissionais do mercado no início de semestres.

 

**A Rulebook for ArgumentsA Rulebook for Arguments

** Anthony Weston

“Novamente na linha de guidelines, o livro fornece uma série de regras a serem aplicadas na hora de montar um argumento/elaborar uma argumentação. O livro me ajudou bastante a evoluir meu discurso e escrita, permitindo que eu construísse dissertações (faladas ou escritas) mais fortes e com maior capacidade de convencer o leitor/ouvinte. Me ajudou pois não tinha tanta facilidade com argumentação escrita, ele também me auxiliou a potencializar o resultado em argumentações “faladas”, evitando que eu cometesse falácias comuns.”

Compre aqui.

 

**O Poder do HábitoO Poder do Hábito

** Charles Duhigg

“O livro é um compilado de diferentes fontes sobre o funcionamento de hábitos. A parte que foi mais relevante para mim foram os capítulos relacionados a como funcionam o hábito em indivíduos. Me ajudou bastante a mudar meus próprios hábitos, e a entender melhor sobre os hábitos de outras pessoas.”

Compre aqui.

 

 

 

**How to Read a BookHow to Read a Book

** Mortimer J. Adler e Charles Van Doren

“Bem, este livro foi indicado por diferentes professores da UFRJ. O livro também é na linha de guidelines e meu principal objetivo ao lê-lo é melhorar a minha capacidade de aprendizado via leitura. Basicamente, aumentar minha velocidade de aprendizado.”

Compre aqui.

 

 

 

Gabriel também indica Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie. Segundo ele, esse livro foi indicado por diferentes pessoas, desde o comandante de sua escola, até empreendedores que ele admira. Gabriel diz que o livro fornece uma série de dicas/guidelines sobre como se relacionar com outras pessoas. O aprendizado mais importante que ele teve foi sempre buscar entender as diversas situações pela perspectiva do outro. O livro o ajudou bastante em reuniões 1:1, gestão de equipes e relacionamento com pares. E ele continua lendo ele sempre que precisa.

E assim, encerramos as dicas de livros do nosso time.