Intro

Na 21212 sempre ensinamos o jeito “mais simples” de se criar Landing Pages (mais sobre elas adiante). Porém, já ouvi de colegas geeks dúvidas do tipo: “o unbounce.com é muito complicado, só pra fazer 1 paginazinha!”. Então resolvi escrever este post para explicar de um jeito mais “direto ao ponto” pra galera técnica o que é uma Landing Page, pra que ela serve e algumas sugestões de como implementá-las.

O que é uma Landing page?

Pra quem segue a metodologia “Lean Startup”, uma Landing Page é uma das formas mais simples de se validar hipóteses antes de sair desenvolvendo um produto (ou um MVP) baseado em “achismo”.

Volta e meia recebo contato de pessoas que estão precisando de um back ou frontend developer ou precisa de indicação de um desenvolvedor Android ou iOS.

Minha resposta inicial é sempre a mesma: “precisa mesmo?” já validou se a sua solução resolve realmente a dor de alguém?

Não vou explicar o que qualifica uma Landing Page para uma validação mais eficiente, pois há muitos artigos online. Se precisar de um ponto de partida, comece com o básico.

Ferramentas para criação de LPs

Creio que a ferramenta mais popular para se criar uma Landing Page da internet seja o unbounce.com, por ser bem antigo e também pela facilidade de uso. Com um editor visual você monta páginas de layouts variados, com teste A/B e analytics integrado. Molezinha.

Entretanto, utilizar uma ferramenta visual pra validar uma hipótese é matar barata com tiro de canhão se você for um designer ou developer. Existem maneiras muito mais “simples” (relativamente falando, claro) para quem é iniciado em tecnologia.

Quer saber mais?

Faça o download do Ebook: Guia de Landing Pages para Desenvolvedores