Na 21212, nós acreditamos que os empreendedores vão mudar o Brasil. A frase pode soar um pouco clichê, no entanto, realmente acreditamos nela e é por isso que existimos. Gostaria de compartilhar o porque desta crença.

Recentemente, tive a oportunidade de ler o livro “De Zero a Um”, do Peter Thiel, em parceira com o Blake Master. Peter Thiel foi um dos co-fundadores do Paypal, investidor do Facebook e outras startups bem sucedidas, e mais recentemente, co-fundador da Palantir.

Peter explora que existem algumas maneiras de se tratar o futuro. Algumas pessoas enxergam o futuro como algo Definido, possuem uma visão do que ele será e acreditam que suas ações podem moldá-lo. Outras o veem como Indefinido, regido pelo acaso, para estes qualquer esforço para mudar o futuro é irrelevante. Ainda, estas mesmas pessoas podem ser Otimistas ou Pessimistas em relação ao futuro, esperando que ele seja melhor ou pior do que o presente.

A combinação dessas possibilidades gera quatro visões: Otimismo Definido, Otimismo Indefinido, Pessimismo Definido e Pessimismo Indefinido.

otimista

Na visão de Pessimistas Indefinidos o futuro será pior que o momento presente independente das ações que sejam tomadas, então, como se um avião estivesse caindo, eles sentam calmamente e aproveitam alguns drinks enquanto esperam o choque com a superfície.  Os Pessimistas Definidos, como acreditam que o futuro pode ser conhecido, ao menos se preparam para o prognóstico ruim, fazem economias pessoais e investem o máximo que podem para minimizar as consequências negativas.

Gostaria que nos concentrássemos agora nos Otimistas, Definidos e Indefinidos. Otimistas Definidos visualizam um futuro melhor se suas ações e esforço forem voltadas para melhorá-lo, para eles o prognóstico prospero depende apenas de suas ações. Já os Indefinidos acreditam que o amanhã será melhor do que hoje, não sabem exatamente como, apenas que será melhor, então não se preocupam em construí-lo. Os esforços de um otimista indefinido são voltados para a maximização de ganhos no presente, no curto prazo.

Nações inteiras compartilham dessas visões, países como os Estados Unidos são reconhecidos como Otimistas há anos. Aplicando o modelo no Brasil, acredito que nos enquadramos como Otimistas Indefinidos.

Poucos são os brasileiros que foram reconhecidos por seus planos grandiosos, possivelmente conseguimos contá-los nos dedos de uma mão. As crianças que nasceram a partir de 1988 até 1997 viram as coisas melhorarem todos os anos, com pouquíssimo esforço de sua parte. E por mais que agora o país esteja em crise, é esperado que as coisas se normalizem em menos de 2 anos. Nunca fomos tão Indefinidos e Otimistas quanto somos agora.

Tudo bem, mas onde é que os empreendedores entram nessa história toda?

O Luigi já introduziu aqui no blog os três grandes deveres do CEO de uma empresa. O primeiro deles é relacionado a estabelecer uma visão clara e comunicá-la todos os dias para sua equipe.

Na verdade esta é uma característica que todos os empreendedores precisam desenvolver. Quando se está empreendendo é preciso saber exatamente onde se quer chegar, qual o tipo de negócio que se quer construir. Somente assim entendemos quais ações devemos tomar todos os dias. Alguma semelhança com quem acredita que o futuro pode ser Definido?

Empreendedores vão mudar o Brasil pois são Otimistas Definidos, possuem uma visão clara de onde querem chegar, acreditam que o futuro será melhor e executarão ações para tornar sua visão em realidade.

Segundo Peter Thiel, durante os períodos de Otimismo Definido grandes contribuições foram criadas. Os americanos em menos de 11 anos levaram o homem à Lua com o programa Apollo. Em apenas 2 anos, em 1931, construíram um dos maiores arranha-céus do mundo até hoje (o Empire State Building).

Podemos construir coisas grandiosas no Brasil, e o primeiro passo é nos tornarmos uma nação de empreendedores. Isso é um pouco do que tentamos fazer todos os dias na 21212 e na 21212 Academy.

Se você tiver interesse em mergulhar mais a fundo nessa tese, o Antonio já escreveu sobre o papel das políticas públicas no desenvolvimento do empreendedorismo aqui no blog.

Sugiro também que deem uma olhada no material do Peter Thiel comprando o livro De Zero a Um ou nas notas de aulas originais do Blake Master.