Se me perguntarem qual o maior aprendizado de 2014, com certeza a resposta será: “Não importa o problema, seja parte da solução.” E esse é o meu lema para 2015 e com certeza um dos meus lemas para o resto da vida.

Ser parte da solução não é fácil, exige que você supere muitos desafios, pois nós somos educados para achar o culpado e esconder o erro. Por isso, ser parte da solução deve ser um exercício diário seu e do seu time, principalmente se a sua empresa é uma startup.

Mas quais atitudes fazem de você uma pessoa que “é parte da solução”? A cada novo problema reconheço novos comportamentos que uma pessoa que é parte da solução deve ter. Esses são alguns deles:

Não tentar achar culpados, mas tentar achar causas.

Julgamento

Sempre que algo dá errado é natural do ser humano buscar o culpado, um responsável. Mas, no primeiro momento em que você confronta um problema, encontrar o “culpado” em si pouco ajudará você a resolver o problema. Você encontrará uma solução mais rápida e eficiente se focar na causa e não no problema.

Se você criou o problema, não esconda, compartilhe.

drowning-help

Muitos líderes têm medo de mostrar para o time que cometeram um erro e que isso causou um grande problema para a empresa, pois acreditam que isso vai fragilizar sua imagem perante o time. Então, tentam encontrar a solução por si só e esconder o problema do time. Mas se você tem como valor “Não importa o problema, seja parte da solução” e transmite esse valor para o seu time, a sua equipe não verá fragilidade no seu erro. Na verdade, a imagem que você estará criando é a de um líder que acredita no próprio time e no trabalho em equipe.

Focar na solução reduz a distração.

keep-calm-and-focus-on-solutions

Pessoas que focam no problema, minam a energia do time. Além disso, essas pessoas distraem a equipe, fazendo com que vocês percam tempo com discussões inúteis e com obstáculos insuperáveis, além de aumentar o problema de forma exponencial, ao invés de focar na solução. Por isso, foque na solução e procure reduzir a distração do seu time com questões bobas. Tenha sempre em mente que os problemas podem ser grandes oportunidades de aprendizado e crescimento.

Que outros comportamentos você acredita que uma pessoa que é parte da solução deve ter? Deixe aqui seu comentário :)