Profissionais em busca de novas oportunidades no mercado passam horas na frente do computador mandando currículos e pesquisando vagas pela internet. Segundo dados do próprio LinkedIn, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas estão buscando emprego ativamente na rede social.

Quando um candidato decide procurar por uma nova oportunidade, o movimento natural é acessar os diversos sites que disponibilizam vagas de empregos, tais como: vagas.com.br, catho.com.br, entre outros. Esse é um processo extremamente cansativo, pois o candidato precisa fazer a seleção das vagas disponíveis e, depois de alguns dias, acaba mandando o currículo para qualquer vaga em que o título pareça atrativo.

Para buscar uma nova oportunidade no LinkedIn, no menu “Empregos”, digite as palavras-chave da vaga que procura. Se quiser adicionar campos, clique em “pesquisa avançada”. O LinkedIn também sugere algumas vagas que podem ser de seu interesse baseado no seu perfil.

Ao entrar nas páginas das vagas, o candidato consegue ver quantas pessoas já aplicaram para a vaga e o quão apto seu perfil está de acordo com a descrição da vaga e em comparação com outros candidatos.

Atenção! Busque oportunidades que realmente tenham coerência com o seu perfil. Se você é um contador, não faz sentido aplicar para uma vaga em que o perfil solicitado é o de um advogado. Muitas pessoas cometem o erro ao achar que ao aplicar para uma determinada vaga, mesmo que não seja para o seu perfil, conseguirá chamar a atenção do recrutador/ empregador.

Além da busca ativa por vagas, o LinkedIn oferece uma ferramenta chamada “Lead Builder”, ou Construtor de Leads, que faz o árduo trabalho de pesquisa dentro do LinkedIn para o candidato. Dessa forma o candidato não precisa fazer a busca por oportunidades – pelo menos não de uma forma tão sistemática – e pode ser avisado quando uma nova oportunidade surge. Portanto, o primeiro passo para explorar essa ferramenta é acessar a “pesquisa avançada” ao lado da lupa de pesquisa na página inicial.

Com essa ferramenta, você pode criar filtros para ser avisado das atualizações de empresas ou vagas no LinkedIn. Você faz uma pesquisa por alguns tipos de vaga, por exemplo: “Desenvolvimento de produto”, “Marketing” e “Comunicação”. Clique em “salvar pesquisa” para que o LinkedIn te avise toda vez que surgir uma nova vaga com esse título. Você pode nomear a busca por essas oportunidades e selecionar a periodicidade que deseja receber as informações.

Esta ferramenta, o Lead Builder, é uma das mais poderosas que o LinkedIn oferece. Os campos disponíveis para refinar cada vez mais a pesquisa dependem do tipo de plano que o candidato possui. O perfil gratuito tem menos campos disponíveis que um perfil com plano pago, mas ainda assim pode ser usado para geração de oportunidades qualificadas.

O mesmo conceito é válido para quem busca contatos para negócios. O LinkedIn oferece uma ferramenta com o mesmo conceito, mas com os campos de seleção direcionados ao tipo de contato/oportunidade que você busca.

Gostou das dicas? Faça os testes na ferramenta e diga-nos o que você achou. Mande um email para veronica@pinpeople.com.br

Veronica Mussi, Co-Founder Pin People.

Leia também o post: Dicas sobre como montar um perfil atraente no LinkedIn.